Anunciados os nomes dos Secretarios de Esporte, Lazer e Juventude e de Turismo

Guia Muriaé no WhatsApp

Prefeitura de Muriaé

Desde o início de março, a Prefeitura de Muriaé conta também com as secretarias municipais de Turismo e de Esporte, Lazer e Juventude. Ambas funcionavam, até então, como departamentos vinculados à Fundarte, que agora volta à sua função original de gerir exclusivamente as questões artísticas e culturais do município. De acordo com o prefeito Aloysio Aquino, o objetivo é promover a descentralização dos serviços, permitindo, assim, que as ações esportivas e turísticas possam ser potencializadas, gerando mais investimentos no município e qualidade de vida para a população.

Aloysio explica ainda que o organograma do Poder Executivo passou por uma mudança em relação ao que estava previsto inicialmente. “O turismo vem crescendo cada vez mais em todas as regiões e, por isso, optamos por desvinculá-lo da Fundarte e agregá-lo à administração direta. Assim, a Secretaria Municipal de Urbanismo, que estava para ser criada, continua a ser gerida pela de Obras Públicas, cedendo seu lugar para a Secretaria de Turismo”, informa.

Vale lembrar que, como as equipes de Esporte e Turismo já existiam na Fundarte, a criação das secretarias não gera impacto no orçamento municipal, sendo incluídas à folha de pagamento apenas a remuneração dos novos gestores.

Já a Lei Alcyr Pires Vermelho abrangerá normalmente os projetos esportivos e turísticos que foram inscritos no último edital. De acordo com a diretora da Fundarte, Gilca Napier, o objetivo é que o Esporte e o Turismo possam continuar a ser contemplados pela lei também nas próximas edições.

Vander Gonçalves – Esporte, Lazer e Juventude

Com a experiência adquirida durante seus dois mandatos de vereador – dedicando-se, inclusive, à presidência da Câmara por dois anos consecutivos – Vander Gonçalves de Oliveira, o Vandim, é o titular da recém-criada Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude. Em sua gestão, o novo secretário pretende realizar torneios de diversas modalidades, a fim de promover as atividades esportivas como meios de inclusão social para os jovens muriaeenses. “Pretendemos criar maneiras de tornar o Complexo Esportivo Municipal um local de efetiva utilização pela sociedade”, explica.

Entre as ações iniciais da nova secretaria, destaca-se uma parceria com o Governo de Minas Gerais. Em fase final de elaboração, o projeto permitirá que adolescentes muriaeenses que tenham sobrepeso frequentem gratuitamente academias habilitadas. O programa é destinado a jovens integrantes de famílias de baixa renda e não oferece quaisquer ônus aos cofres municipais.

Ana Lúcia Rodrigues – Turismo

Em sua atuação nas salas de aula, a professora Ana Lúcia Dutra Rodrigues Carvalho, que assumiu a também recém-criada Secretaria Municipal de Turismo, via a educação diretamente ligada à atividade turística em geral. “Sempre enxerguei o turismo como uma importante fonte de aprendizagem, através de viagens e passeios que aproximam os alunos do conhecimento que eles até então só haviam visto nos livros”, afirma.

Na nova secretaria, Ana Lúcia contará com o suporte de uma equipe especializada que conta, inclusive, com uma turismóloga graduada. Entre as metas de trabalho, uma das principais é o desenvolvimento do potencial turístico de Muriaé e dos distritos, investindo no ecoturismo das nossas cachoeiras, trilhas e serras, na realização de novos eventos para promover a visitação e o desenvolvimento do comércio, além do apoio ao artesanato local.

Fonte: Prefeitura de Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

3 Comentários

  1. PLANO DIRETOR DE MURIAÉ (LEI Nº 3.377/06)
    “O plano diretor, aprovado pela Câmara Municipal, obrigatório para cidades com mais de vinte mil habitantes, é o instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana.”
    Constituição Federal, art. 182.

    DAS POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO
    Art. 8º – São diretrizes da política municipal de desenvolvimento social:
    XIII. Criar e recuperar os espaços públicos de lazer, como praças, parques, quadras, campos de futebol, centros sociais, nos bairros e nos distritos;
    XIV. Implantar programas de recreação e esportes em espaços públicos;
    XV. Estudar a viabilidade econômica, física e financeira para a criação do Estádio Municipal.

    DAS POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
    Art. 9º – São diretrizes da política municipal de desenvolvimento econômico:
    IX. Promover programas de apoio ao turismo;
    X. Garantir o desenvolvimento dos potenciais ecoturísticos nos distritos Sede
    (Pedra de Santa Maria, Cachoeira do Rio Glória, Mirante do Belvedere),
    Belisário (Pico do Itajuru), Itamuri (Usina da Fumaça, Represa do Rio Glória,
    Pontão da Água Limpa, Pedra Santa), Pirapanema (Rampa de Vôo Livre) e
    Macuco (Pedra do Macuco);
    XI. Garantir a melhoria da infra-estrutura e capacitação turística no Município.

  2. Particularmente, eu teria preferido a criação de uma SECRETARIA DE SEGURANÇA, DEFESA CIVIL E TRÂNSITO! E,também, pela criação do CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, conforme determinado no art. 167 da Lei Orgânica de Muriaé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo