Moradores reclamam de transtornos por eventos no Centro de Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

Muriaé Pride 2013

Moradores do entorno da Praça João Pinheiro, no Centro de Muriaé, apresentaram, na noite de segunda-feira (10), um abaixo-assinado à Câmara Municipal pedindo providências para que não mais sejam autorizados grandes eventos no local.

De acordo com os moradores, durante a Festa do Orgulho Gay de Muriaé, realizada ontem (9), aconteceram atos de total desrespeito a todos os moradores uma vez que “foram praticados em via pública atos sexuais, uso de drogas e, muitas pessoas usando as ruas como banheiro e faziam suas necessidades sem qualquer pudor, uma vez que expunham suas genitálias, mesmo na frente de crianças”.

Os moradores enfatizaram que todas as festas naquele local causam grandes transtornos, mas o acontecido ontem extrapolou a tudo, pois nem a polícia conseguiu atender a todos os chamados.

Acatando à solicitação o presidente Sargento Joel designou uma comissão de Vereadores, com a incumbência de apurar os devidos fatos.

Nota da Organização LGBT de Muriaé

A Organização LGBT de Muriaé organizou, de 3 a 9 de junho, o Muriaé Pride, evento que reúne uma série de atividades de militância, formação, cultura e lazer e que movimenta o comércio e o trade turístico da cidade, injetando preciosos recursos para o município. O evento se encerra com a Parada do Orgulho LGBT de Muriaé, manifestação pública que se propõe a dar visibilidade à cultura gay, divulgar as bandeiras do movimento gay, confraternizar com os demais setores da sociedade e promover o respeito às diferenças.

Como todo evento público, numa cidade onde as opções de lazer a custo zero são raras, a Parada Gay atrai todo tipo de gente, de todas as orientações sexuais, raças, gêneros, níveis sociais, de todo grau de civilidade, bens e mal educados. Como todo evento público dessa natureza, cabe à prefeitura e aos órgãos públicos envolvidos com segurança, limpeza urbana, fiscalização, etc. zelar para que as regras da cidade sejam respeitadas e incentivar um clima de cooperação e tolerância entre a população direta ou indiretamente envolvida.

A organização da Parada cumpriu o seu papel e não pode ser responsabilizada por atos de vandalismo ou comportamentos inadequados do público presente. Os serviços de segurança pública, responsáveis pelo atendimento a esse tipo de evento, estavam presentes. Todos os órgãos da Prefeitura Municipal de Muriaé envolvidos foram contatados e assumiram sua responsabilidade para que a realização do evento fosse pacífica e organizada.

A Parada do Orgulho LGBT é um evento que se propõe a defender os direitos dessa população e que conta com a participação de uma esmagadora maioria simpatizante heterossexual, colaborando para a naturalização das relações homoafetivas e a quebra do preconceito. As manifestações de afeto entre os casais homossexuais devem ser respeitadas, com base nos mesmos critérios adotados para os heterossexuais e os excessos devem ser reprimidos, na forma da lei: direitos iguais; nem menos, nem mais.

A cidade ganhou com o Muriaé Pride. O clima de respeito, o debate franco sobre homofobia, sobre a diversidade sexual, as estratégias para a educação, o trabalho de prevenção às DST-aids – tão necessário para os gays e sua vulnerabilidade acrescida; tudo isso é imensamente positivo para a população de Muriaé. O número surpreendente de pessoas que acompanharam a Parada e se aglomeraram na Praça João Pinheiro para os shows de encerramento somente comprovam o sucesso do evento.

É importante que avaliemos as deficiências na sua organização e que as estratégias adotadas por cada órgão envolvido sejam revistas. Serviços de suporte como os banheiros públicos – que ficou na responsabilidade da Secretaria Municipal de Turismo, a interdição das ruas, que foi super apoiado pela DEMUTTRAN, o controle e fiscalização de vendedores ambulantes, que não teve, devem ser criados ou redimensionados levando-se em conta o conforto dos participantes, dos moradores e do comércio local.

A Organização LGBT detecta e está ciente das mudanças que deverão ser observadas para as próximas paradas e lamentam os transtornos causados por eventuais subdimensionamentos da estrutura contratada para o evento.

Fonte: Elias Muratori
Foto: Divulgação/Facebook Tatiani Oliveira

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

2 Comentários

  1. olha eu nao sei onde foi a falha ,mas, pegou muito mal… mal meeeesmo… sou hetero ,e nao acho necessario demonstraçoes de carinho do jeitos que eles fazem, sao afetos que sinceramente é para hora da transa :(

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo