Emater-MG incentiva o cultivo de seringueira em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

Em média, as seringueiras se tornam produtivas a partir do sétimo ano

Na sexta-feira (14), será realizado em Muriaé, o Dia de Campo sobre Seringueira. O evento, que tem o objetivo de estimular o cultivo da seringueira no municício, é promovido em parceria pela Emater-MG, prefeitura, Sítio Buganvília e Michelin.

Diversos temas serão abordados durante o evento. Entre eles, a extração de látex, tecnologia de plantio, manejo e perspectivas para a cultura da seringueira. O dia de campo contará com a participação do presidente da Emater-MG, José Ricardo Ramos Roseno. Para ele, a iniciativa irá “enfatizar o potencial que a atividade representa de melhoria econômica e social da região”, afirma.

O município de Muriaé tem 15 produtores que investem no cultivo de seringueira e na extração de látex coagulado. Ao todo, são 350 hectares destinados à cultura e mais 106 em formação. Os produtores chegam a produzir cerca de mil toneladas/ano de látex coagulado. O produto é vendido, em média, por R$ 3,00 o quilo. Os principais compradores são a Cooperativa de Seringalistas de Leopoldina e a empresa Michelin.

Segundo o extensionista da Emater-MG, Robério Torres, “a atividade é uma alternativa de renda para produtores e tem ajudado na melhoria da qualidade de vida de suas famílias”. O manejo da cultura é simples e, geralmente, as seringueiras se tornam produtivas a partir do sétimo ano.

A Emater-MG presta toda assistência aos produtores. Há cerca de 30 anos, a empresa tem estimulado o crescimento da atividade no município. “Os produtores que permaneceram no setor estão tendo um bom retorno econômico. Nosso papel como extensionista, vendo a possibilidade dessa cultura beneficiar a agricultura familiar, é atender as demandas levantadas e organizar eventos para possibilitar que os produtores tomem decisões mais seguras”, diz o técnico da Emater-MG, Francisco Ofeni Silva.

Fonte: Agência Minas

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo