Horto Florestal de Muriaé passa por revitalização na estrutura

Guia Muriaé no WhatsApp

Horto Florestal de Muriaé passa por reformas

Como anunciado no começo do ano, o Horto Florestal de Muriaé vem sendo reformado e revitalizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. No local, a limpeza foi intensificada, foi colocado calçamento no acesso ao viveiro e às trilhas e o Centro Administrativo do Horto também foi reformado e pintado.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Juliana Guarino, que assumiu a pasta no início deste ano, a situação em que o horto foi encontrado era de abandono. Mas o panorama começa a melhorar. “A situação, de início, realmente era precária. Ainda está longe do ideal, mas melhora a cada dia, com o trabalho feito de perto. Por se tratar de um local grande, o trabalho é intenso. Conseguimos regularizar a limpeza do horto e calçamos os acessos ao viveiro e às trilhas. Pouco a pouco o local vai sendo revitalizado”, explicou.

Uma das grandes novidades já em fase de acabamento no horto é uma sala de aula, construída no centro administrativo do local. “Neste ambiente, escolas e instituições de ensino da cidade e da região poderão trazer seus alunos para aulas voltadas ao meio ambiente, além de poder visitar as trilhas e conhecer árvores e animais de perto”, afirmou Juliana.

Já está sendo providenciada, junto aos órgãos responsáveis, a colocação de diversas árvores no viveiro de mudas do horto, para que sirvam também como objetos de estudo.

Área de lazer ainda sofrerá diversas mudanças

Juliana Guarino informou que a área superior do horto, onde ficam os brinquedos, o antigo trenzinho e a pista de motocross, ainda passará por muitas mudanças. “Os brinquedos ainda estão sucateados, mas estão na lista de pontos a serem modificados. Toda a estrutura do horto será revista aos poucos”, revelou a secretária.

Segundo Juliana, o horto já está em condições de receber visitantes para caminhadas e descanso, mas a preocupação com a segurança ainda existe. “Infelizmente ainda não tivemos condições de implantar o sistema de segurança que queremos, o que poderá acontecer no futuro. Como o horto ainda é um local que fica afastado do centro da cidade, o ideal é sempre vir acompanhado”, ponderou.

Para finalizar, a secretária de Meio Ambiente disse que a conservação do horto está nas mãos também da população muriaeense. “O horto é um ambiente que deve ser aproveitado em família, entre amigos, e pode voltar a ser um ambiente de lazer para os muriaeenses no fim de semana. Para isso, precisamos também da colaboração da população, jogando o lixo nos locais corretos, não prejudicando o ambiente e cuidando dele como uma extensão da própria casa”, encerrou Juliana Guarino.

Fonte: Jornal de Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo