DEMSUR lança programa de coleta de óleo no festival Boteco & Cia

Guia Muriaé no WhatsApp

O Departamento Municipal de Saneamento Urbano (DEMSUR) lançou no Boteco & Cia, festival gastronômico que está sendo realizado em Muriaé, um projeto para coleta de óleo de cozinha.

O DEMSUR foi convidado a participar do evento e apresentar projetos de educação ambiental que a autarquia vem desenvolvendo. Como o evento envolve gastronomia, o órgão achou por bem focar os prejuízos que o óleo de cozinha causa ao ser despejado no esgoto, fato este muito presente nos restaurantes e lanchonetes do município.

Uma abordagem foi feita junto aos proprietários dos restaurantes participantes no evento, solicitando destinar o óleo de cozinha em garrafas pet, as mesmas serão recolhidas no domingo (24) e será realizado o quantitativo de óleo utilizado durante todo evento. Como forma de incentivo, foram entregues aos proprietários um funil para facilitar o despejo do óleo nas pets e um questionário sobre a conduta do estabelecimento em relação a hábitos de preservação ambiental. O óleo recolhido será doado para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Muriaé (ASMAM).

No primeiro dia do evento, quinta-feira (21), foi feito um pré-lançamento do Programa de Coleta de Óleo de Cozinha (PCO) a ser desenvolvido no próximo ano de 2014. O PCO consiste em cadastrar restaurantes, lanchonetes e outros grandes geradores de óleo de cozinha no município e o DEMSUR fazer a coleta do óleo, assim como já é realizada a coleta seletiva em alguns bairros da cidade.

A equipe da Divisão de Limpeza Urbana do DEMSUR trabalhou nos últimos dias produzindo 175 litros de detergente e 220 barras de sabão, reciclando 39 litros de óleo, material este que será distribuído no evento. O DEMSUR também irá abordar e apresentar no evento formas ambientalmente corretas de como destinar o óleo de cozinha, após o uso, sabendo que o mesmo pode ser reciclado em graxas, lubrificantes, biodiesel e sabão.

Fonte: Guia Muriaé, com informações do DEMSUR

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo