Coluna da Seliane Ventura – E a juventude imediatista

Guia Muriaé no WhatsApp

Essa semana nos deparamos com a morte de um jovem de 23 anos. Estudante de Engenharia, considerado pelo irmão de 22 anos, “o que sabia melhor usar a palavra”. Morreu após ingerir 30 doses de vodka. Essa foi mais uma fatídica história da juventude imediatista que vemos e vimos construindo.

Trotes violentos, bebidas e outras drogas. Motivos de sobra para mortes prematuras, inclusive no trânsito. E suicídio, podem acreditar.

Uma juventude que não consegue construir vínculos, os laços são frágeis, vive-se o hoje, o que é importante, mas não conseguem vislumbrar o futuro. Que é o que nos põe “nos trilhos”, é o que nos leva a sonhar, planejar e buscar meios de executá-los.

Sem falar, que é uma geração que se considera “Super-heróis”, ou seja, invencíveis, indestrutíveis, a cima de tudo e de todos.

Como já citei em outro texto (“Laços do imediatismo“), “nos deparamos com pessoas inquietas, sensíveis à frustração, querendo ganhar o mundo, mas sem saber como. Não se apegam, não se constrói vínculos e sofrem de uma angustia tardia sem nome“.

E aí, podemos nos perguntar as causas para isso. Te digo que podem ser inúmeras. Pode ser a globalização, a correria do dia a dia, a falta de tempo dos pais, a permissividade, a falta de punição. Dizer não é difícil, mas é uma das mais fortes formas de amar.

Não estou dizendo que há falta de amor, pelo contrário, pode haver até amor em excesso, mas como diz uma amiga Psicóloga (Pollyane Carvalho), “o excesso é irmão gêmeo da falta”.

Então, o que falta é buscar um equilíbrio, redescobrir as raízes perdidas, construir valores sólidos, para que os laços também o sejam.

É hora de refletirmos sobre o rumo que nossa juventude (filhos, irmãos, netos, sobrinhos, amigos) está seguindo e buscar uma maneira viável de construir um futuro diferente. Melhor, esperar que se haja esse futuro. Porque a esperança revigora, nos move em direção de quem amamos.

Portanto, vamos cuidar de quem amamos.

Autora: Seliane Ventura – Psicóloga CRP 04/40269 – Psicóloga Clínica e Organizacional, com extensão em Psicologia Hospitalar pela Fundação de Apoio ao Hospital Universitário de Juiz de Fora

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo