Coluna do Victor João – WannaCry: o ataque cibernético que afetou o mundo



Um ataque cibernético global, aproveitando uma falha de segurança no Windows, está infectando milhares de computadores. O ataque, até agora, atingiu 200 mil vítimas em quase 150 países, incluindo hospitais, companhias de telecom, órgãos governamentais e transportadoras. Aqui no Brasil este ataque já atingiu o Ministério Público, Tribunal de Justiça de São Paulo, INSS e a Vivo.

Esse vírus é do tipo ransomware, que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, usando criptografia, e que exige pagamento de resgate (ransom) para restabelecer o acesso ao usuário, neste caso exigiram U$ 300 dólares em Bitcoin (moeda virtual).

O ataque foi feito pelo grupo de crackers, e se baseia numa vulnerabilidade do Windows explorada e vazada pela Agência Nacional de Segurança dos EUA, a NSA.

Muitas empresas atingidas, muitos serviços parados e pessoas com medo. A grande questão que você deve estar pensando “Devo me preocupar?”. Inicialmente, esse ataque parece ter atingindo apenas empresas e organizações, pois a brecha também chega a servidores Windows, mas mesmo assim você deve ficar atento, tanto em casa quanto no seu trabalho.

Como foi dito antes, o vírus usa uma falha do Windows e a empresa Microsoft, que desenvolve o produto, já disponibilizou alguns medidas de segurança, assim como também muitos especialistas em segurança da informação.

Confira algumas dicas para se proteger:

Deixe sempre seu sistema operacional atualizado

Os ataques foram disseminados nas organizações que utilizam o sistema, mas nunca se preocupavam em deixa-lo em dia. A Microsoft já disponibilizou a atualização que corrige essa brecha. Por isso vale lembrar a importância de um profissional de tecnologia atento e eficiente tralhando nesses locais.

Nunca abra anexos em e-mails de fontes desconhecidas

Pelas informações passadas, esses ataques só tiveram êxito em lugares onde alguém cometeu esse erro. O vírus se auto propaga, bastando apenas o acesso de uma pessoa para comprometer toda a rede. Então essa dica vale para qualquer um, até para impedir de outras invasões diferentes.

Sempre faça backup

A forma mais efetiva de se prevenir dos ataques é fazer backups dos seus arquivos, empresariais e pessoais. Muitas empresas já tem sua rotina de backups, que consiste em guardar seus arquivos importantes periodicamente, em dispositivos externos a rede, como em, por exemplo, HDs externos, pen drives, DVDs e entre outros. Uma vez com seus arquivos guardados, qualquer pessoa que fizer esse ataque não lhe terá com refém.

Outras dicas

Entre outras medidas mais técnicas, como anti-malware adequado, controles de acessos à rede e navegação eficientes, instrução da equipe, firewall ativo, entre outros.

O ataque ainda persiste e não se tem certeza sobre novos. Algumas medidas já foram tomadas para tentar evitar, mas nada impede de acontecer novamente e até de forma mais forte. Não existe também orientação universal sobre o que fazer, pois mesmo caindo e seus arquivos sendo importantes não quer dizer que você pagando eles irão devolver. Então vale ficar atento às novidades nos próximos dias e seguir sempre as dicas de segurança.

Autor: Victor João Freitas Costa – Bacharel em Sistemas de Informação pelo UNIFAMINAS, entusiasta em economia e trabalha com ensino a distância

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.