Conheça os atrativos turísticos de Pedra Dourada



Pedra Dourada é um município localizado na Zona da Mata do estado de Minas Gerais. Sua população estimada é de 2.100 habitantes.

Os principais pontos turísticos do município são as cachoeiras, que atraem turistas durante todo o ano e a pedra dourada, que deu origem ao nome do município, aonde é possível praticar caminhadas, rapel e que também serve de ponto de partida para vôos livres, além da magnífica vista que proporciona ao visitante. Pedra Dourada faz parte da rota do Caminho da Luz, o que contribui para o desenvolvimento comercial e divulgação da cultura do município. Além disso em Pedra Dourada você pode encontrar festas agropecuárias de grande prestígio e muito “badaladas”.

Pontos turísticos

1. Sítio Cachoeira

Na propriedade não tem hospedagem. Tem plantação de café, milho, arroz, bovino, mata de árvore nativas, cachoeira, piscina natural, gruta, trilha na mata, quadra de areia e campo, peteca, jogos e estacionamento.

Oferece somente lanches, queijo e cachaça típica do município. Os visitantes ainda podem conhecer a Pedra Dourada – 1.379 m de altitude com mata nativa ao redor, diversidade de árvores, flores e animais (Tatu, Macaco, Tamanduá, Paca, pássaros diversos, etc). Própria para caminhada ecológica, trilha, acompanhamento, vôo livre, pedra do pontal, pedra redonda, pedra do sumbuco, próprias para vôo livre, rapel e acampamento.

Possui ainda 05 vagas para barracas, 01 vaga para treiler e 02 banheiros coletivos. Endereço: Fica a 1 km da sede do município, estreada para o córrego da Jacutinga Telefone: (32) 3748-1019 Horário de Funcionamento: Funciona de 9:00 às 20:00 horas. Como Chegar: Está localizado a 1 km da sede do município, estreada para o córrego da Jacutinga.

2. Caminho da Luz

No segundo dia, o destino é a Pedra Dourada. Pela manhã, passa-se pelo Balneário da Comunidade da Igrejinha e, dali, segue-se pelo Lombo do Burro, pelo Vale do Silêncio, que proporciona uma visão esplendorosa das montanhas e encanta com a variedade de tons e seus mistérios, e pelo Distrito de Água Santa, onde as mulheres da comunidade fazem do crochê e da renda seu meio de subsistência.

3. Santuário da Água Santa

Do alto da montanha que abriga o Santuário da Água Santa, é possível avistar todo o vale e beber da água que jorra de dentro da pedra. A água, cujas propriedades curativas atraem pessoas de todo o país, foi descoberta pelos primeiros desbravadores da região e é considerada milagrosa por muitos que já alcançaram a cura de diversas enfermidades, numa demonstração de que a fé é a alavanca que impulsiona todos os sonhos, fazendo o homem superar os limites do que é possível para alcançar o que era tido como impossível.

4. Alto da Jacutinga

Continuando a peregrinação, o caminhante ruma para o Alto da Jacutinga (aproximadamente 1.058 metros de altitude), iniciando, então, uma descida que dura dois dias (estendendo-se até Carangola). O caminhante, então, pernoita em Pedra Dourada, cidade que recebeu esta denominação por abrigar uma pedra que reflete a luz do sol, espalhando um tom dourado especial na atmosfera do lugar. Na pedra, cujo formato é semelhante ao da Pedra da Gávea (Rio de Janeiro), é encontrada uma grande variedade de plantas, animais, cavernas e nascentes de água cristalina. Segundo a lenda, na Pedra Dourada, mora a Mãe do Ouro, entidade fantástica que vive num palácio submerso, mas passeia, luminosa, pelos ares. A luz sempre foi vista pelos habitantes do lugar, principalmente pelos retireiros que saem de madrugada para ordenhar o gado leiteiro da região.

5. Cachoeira Varandão

A Cacheira e Cabana Varandão é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.

Como chegar a Pedra Dourada

Distância de Muriaé: 53 KM pela BR 116


Exibir mapa ampliado

Fonte: Wikipédia e Portal Férias

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.