Parque Estadual da Serra do Brigadeiro em Muriaé



Encravado entre vales, rios e montanhas da Zona da Mata Mineira encontra-se o Circuito Turístico Serra do Brigadeiro, uma associação de 11 municípios com identidades e afinidades turísticas, culturais e econômicas. O circuito é composto por Muriaé e mais dez municípios: Antônio Prado de Minas, Divino, Ervália, Eugenópolis, Fervedouro, Miradouro, Patrocínio do Muriaé, Pedra Bonita, Rosário da Limeira e Vieiras e, tendo como sede o município de Muriaé. O Ecoturismo, Turismo Rural e de Negócios integram o potencial desta bonita região desbravada pela Estrada de Ferro Leopoldina.

O principal atrativo do Circuito é o Parque Estadual Serra do Brigadeiro, considerado um dos últimos redutos de Mata Atlântica. O Parque ocupa o extremo norte da Serra da Mantiqueira e reúne o que há de mais belo da flora brasileira.

Sua rica biodiversidade é caracterizada por Mata Atlântica de Encosta e por Campos de Altitude. A Unidade de Conservação possui importância vital na preservação destes dois biomas, ameaçados de extinção e que foi incluída no Projeto Reserva da Biosfera da ONU, ao lado dos parques nacionais do Caparaó e da Serra dos Órgãos e do Parque Estadual do Rio Doce.

Criado em 1996, o Parque abrange uma área de 14.984 hectares, onde predominam montanhas, vales, chapadas, encostas além de diversos cursos d’água que integram as bacias dos rios Paraíba do Sul e Doce. O Brigadeiro também é refúgio de espécies da fauna ameaçadas de extinção. Sua fauna diversificada, dentre outros, destaca-se o mono-carvoeiro, também conhecido como muriqui, maior primata das Américas, ameaçado de extinção.

Seus principais atrativos são: a Pedra Redonda, 1.572 m; a Pedra Campestre, 1.908 m; o Pico do Soares, 1.985 m; e o Pico do Boné, 1.920 m e; o Pico do Itajuru, com seus 1585 m; além, é claro, de suas várias cachoeiras, que proporcionam aos visitantes deliciosos e refrescantes banhos.

O Parque do Brigadeiro possui dois acessos. O mais próximo de Muriaé – sede do circuito – é a portaria “Pedra do Pato” que está a 60 KM, com entrada pela BR 116 até Fervedouro, 20 KM por estrada de terra até o distrito de Bom Jesus do Madeira, mais 7 KM até chegar na sede. Já para quem vem de Belo Horizonte, o caminho passa por Viçosa, vai até o trevo para Ubá, segue o acesso para São Miguel do Anta e, depois, pela BR 482 até Araponga. A partir daí, seguir por 11 KM de estrada de terra até a “Portaria Araponga” do Parque.

O Parque não possui área de camping e a visitação deve ser feita no período diurno. Consulte a administração antes de visitar os atrativos do Parque pelo telefone: (32) 3721.7491. Horário de Funcionamento: 7 às 17 horas.

Além dos atrativos naturais, o Circuito possui outros importantes segmentos turísticos que também atraem muitos visitantes. A produção de artesanatos confeccionados com matéria prima local ajuda a preservar a cultura, história e ainda incrementam a economia das comunidades. Outro destaque, já no segmento de turismo de negócios é o “Pólo da Moda”, uma das maiores referências do mercado têxtil de Minas Gerais.

Ao visitar a região, aproveite para conhecer a gastronomia local, nas mais fantásticas e variadas receitas, com sabor e visual bem particular enriquecidos com toda tradição da comida mineira.

A arquitetura local é diversificada, mas ainda existem casarões em estilo colonial barroco e eclético bem preservados, que contam um pouco da história das Minas de Gerais.

No Brigadeiro é assim, muita tradição, história, belas paisagens e bem estar. Conheça todos nossos encantos. “Não dá pra explicar, tem que viver!”

Fonte: FUNDARTE
Foto: Michel Alvim

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.