ANTT coleta subsídios para concessão de ferrovia GO-RJ que passará por Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

Ferrovia Góias-Rio de Janeiro

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou nesta segunda-feira (10) a realização de um processo de tomada de subsídios com a meta de “obter contribuições e informações que prestarão a disciplinar as condições em que se dará a concessão, à iniciativa privada, do trecho ferroviário compreendido entre Uruaçu (GO) e Campos dos Goytacazes (RJ), projeto integrante do Programa de Investimentos em Logística do Governo Federal”. O aviso sobre a realização dessa tomada de subsídios está publicada na edição desta segunda-feira do Diário Oficial da União.

O aviso de tomada de subsídios nº 13/2013 informa que as contribuições por escrito poderão ser encaminhadas até o dia 10 de julho de 2013, por meio do preenchimento do “Formulário de Envio de Contribuições”, disponível no site da ANTT. O processo de tomada de subsídios está sendo conduzido pela Superintendência de Infraestrutura e Serviços de Transporte Ferroviário de Cargas (SUFER) da agência.

Em material disponível na internet, a ANTT informa que o traçado escolhido para a ferrovia possui extensão de 1.706 quilômetros e atravessa 55 municípios. Em Goiás a ferrovia passará pelos municípios de Uruaçu, Santa Rita do Novo Destino, Barro Alto, Vila Propício, Cocalzinho de Goiás, Padre Bernardo, Planaltina e Cristalina. No Distrito Federal, a ferrovia passa ao norte Brasília. Em Minas Gerais a ferrovia passará por Cabeceira Grande, Unaí, Natalândia, Dom Bosco, Brasilândia de Minas, João Pinheiro, Pirapora, Buritizeiro, Várzea da Palma, Lassance, Augusto de Lima, Corinto, Curvelo, Inimutaba, Presidente Juscelino, Cordisburgo, Jequitibá, Funilândia, Prudente Morais, Matozinhos, Jaboticatubas, Taquaraçu de Minas, Nova União, Bom Jesus do Amparo, Itabira, São Gonçalo do Rio Abaixo, Barão de Cocais, Santa Bárbara, Catas Altas, Alvinópolis, Mariana, Barra Longa, Acaica, Ponte Nova, Guaraciaba, Porto Firme, Viçosa, Cajuri, Coimbra, São Geraldo, Ervália, Guiricema, São Sebastião da Vargem Alegre, Miraí, Muriaé e Patrocínio do Muriaé. No Rio de Janeiro a ferrovia passará pelos municípios de Laje do Muriaé, Itaperuna, Italva, Cardoso Moreira e Campos de Goytacazes.

Transposições

“Ao longo das diretrizes de traçado e necessário transpor diversos cursos d’água, sendo que em sua maior parte, essas transposições deverão ocorrer por obras de arte correntes e dispositivos de drenagem, quando as descargas do projeto assim definirem”, cita nota técnica. “Outros cursos d’água mais expressivos serão transpostos através de 193 obras de arte especiais (pontes, viadutos e passagens inferiores/superiores), que totalizam 35,8 quilômetros de extensão. Há também a previsão de 16 túneis, cuja extensão total é de 15 quilômetros”, menciona o documento.

Fonte: R7

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo