Coleta seletiva é reestruturada em Muriaé



O ano de 2018 começou com o retorno da coleta seletiva em Muriaé, algo que já estava previsto e programado para essa data.

Depois de muitas reuniões de capacitação e desenvolvimento de projetos, o Departamento de Saneamento Urbano de Muriaé (DEMSUR), que já possui parceria com a ASMAN, firmou também parceria com a ASCAMAREM (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Muriaé) dando o primeiro passo para a revitalização do serviço na cidade.

Para ampliar a coleta seletiva e, consequentemente, a renda da ASCAMAREM, a autarquia disponibilizou a entrega de um caminhão de materiais recicláveis, por semana, à associação. Nesta primeira etapa, cerca de 20 bairros estão sendo atendidos pela coleta seletiva.

De acordo com Maria José, uma das voluntárias e responsável pela associação, nesse primeiro momento já estão sendo entregues cerca de 50 quilos de materiais recicláveis na associação, pela autarquia. Após a entrega, esse material é triado, prensado e vendido para atravessadores que revendem às empresas que utilizam esses produtos.

O projeto, além de contribuir com o meio ambiente e a vida útil do Aterro Sanitário de Muriaé, beneficiará mais de 10 famílias que tiram seu sustento recolhendo esses materiais na Ascamarem.

Com a volta da coleta seletiva e a parceria com a autarquia, a associação espera arrecadar cerca de 5 mil reais nessa primeira etapa, o que ajudará também a cobrir as despesas, que giram em torno de 3.700 reais, todos os meses.

Fonte: DEMSUR

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.