Confirmados os nomes que receberão a Medalha do Mérito Muriaeense – José Alencar – 2013

Guia Muriaé no WhatsApp

Medalha do Mérito Muriaeense - Medalha José Alencar

Hoje, 16 de maio, data em que se comemora o aniversário da emancipação política de Muriaé, a prefeitura da cidade entregará pela primeira vez a Medalha do Mérito Muriaeense a 30 agraciados.

Segue abaixo a listagem de agraciados com a Medalha José Alencar Gomes da Silva, bem como suas respectivas biografias.

01 – Adellunar Marge
02 – Afonso Carlos Soares Bittencourt
03 – Alberto Raimundo Sobrinho
04 – Aloysio Figueira de Aquino
05 – Antônio Fernandes
06 – Braulio José Tanus Braz
07 – Carlos Fernando Costa
08 – Christiano Augusto Bicalho Canêdo
09 – Cléber de Oliveira Paradela
10 – Fernando Franklin Dourado Teixeira
11 – Geny Afonso Ambrósio
12 – Guilherme Miguel Dornelas
13 – Irmã Cristina Maria Pastore
14 – Isalino Romualdo da Silva Lisboa
15 – José Braz
16 – José Sanches Abreu
17 – Josué Christiano Gomes da Silva
18 – Lael Vieira Varella
19 – Lília Miquelina Pompei Fraga
20 – Maria Leonor Machado
21 – Maria Lúcia de Castro Mayrink
22 – Maríllia Marlene Torres Neves
23 – Oscar Lisboa Filho
24 – Pastor Antônio Augusto Pereira
25 – Paulo Roberto Barros Silva
26 – Reginaldo Renê Ramos
27 – Renzo do Amaral Braz
28 – Ronaldo Guarçoni
29 – Sebastião Messias dos Reis
30 – Wilson Roberto Batista

Biografias

ADELLUNAR MARGE

Nascido em Muriaé, em 5 de novembro de 1940, filho de Sebastião Marge e Mariana Carolina Raimundo Marge, é professor universitário, graduado em Filosofia pela Faculdade Santa Marcelina e pós-graduado na mesma área pela Universidade Federal de Juiz de Fora. É casado com Maria Madalena Rodrigues Marge, com quem tem três filhos.

Foi secretário municipal de Educação e Cultura de Muriaé em dois mandatos e secretário municipal de Administração. Atualmente, é chefe de gabinete da Prefeitura de Muriaé.

Foi um dos fundadores da União dos Secretários Municipais de Educação (Undime), com sede em Brasília, instituição da qual foi membro do Conselho Deliberativo, tendo sido um dos redatores do documento da classe para a Constituição de 1988.

Além de professor do Ensino Fundamental e Médio na Escola São Paulo por muitos anos, lecionou, por cerca de 30 anos, nas faculdades Santa Marcelina e Faminas, atuando nas disciplinas: Filosofia, Ética, Filosofia do Direito, Antropologia, Ci6encia Política e Teoria Política. Foi colunista durante muitos anos em vários jornais do município e, atualmente, assina uma coluna semanal no jornal “A Notícia”.

AFONSO CARLOS SOARES BITTENCOURT

Nascido em Muriaé, no dia 8 de agosto de 1952, filho de Araçagy Guimarães Bittencourt e Maria Aleluia Soares Bittencourt. É casado com Marília Ugatti Turetta Bittencourt.

É escrivão judicial da Secretaria da 1ª Vara Cível da Comarca de Muriaé e secretário da direção do foro, já tendo exercido as funções de advogado em Muriaé e cidades vizinhas, de juiz de paz e de escrivão eleitoral em nossa cidade.

Além de técnico em contabilidade, é graduado em Direito pela Faculdade Vianna Júnior, em Juiz de Fora, e pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro.

ALBERTO RAIMUNDO SOBRINHO

Nascido em Muriaé, no dia 15 de abril de 1936, filho de Chaiben de Fernandes e Maria do Patrocínio Raimundo Fernandes. É casado com Maria Auxiliadora Baldanza Raimundo, com quem tem sete filhos: Alexandre, Alberto Júnior, Alessandra, Alcione, Aline, Adriana e Cristina.

Possui os cursos de Motores para Avião Experimental e Cronotacografia pelo Senai, área na qual atua em nossa cidade.

É também membro ativo da Loja Maçônica Labor, Força e Virtude, com grau 33, tendo sido honrado com diversas medalhas de mérito dessa loja.

ALOYSIO FIGUEIRA DE AQUINO

Nascido em Muriaé, filho do médico Clóvis Figueira de Aquino e de Maria das Mercês Cordeiro de Aquino. É casado com Maria Helena Navarro de Aquino, com quem tem três filhos: Maria Cristina Navarro de Aquino Ribeiro, Márcio Navarro de Aquino e Aloysio Navarro de Aquino, atual prefeito do município de Muriaé.

Bancário por 35 anos no Banco Real S/A, foi membro atuante do Sindicato dos Bancários. Participante ativo de movimentos sociais, integrou pastorais da Igreja Católica e obras sociais de relevada importância em nosso município.

ANTÔNIO FERNANDES

Nascido em Muriaé, em 4 de outubro de 1929, filho de José Fernandes e de Corina Ribeiro Fernandes. É casado com Sônia Maria Marinho Fernandes, com quem tem dois filhos: Antônio Fernandes Júnior e Gustavo Marinho Fernandes.

Formado em Ciências Contábeis pelo Sindicato dos Contabilistas do Rio de Janeiro em 1950, voltou a Muriaé e assumiu os negócios da família, atuando na administração do Bazar São Cristóvão, onde, agora ao lado de seu filho Antônio Fernandes Júnior, até hoje tem participação.

Entusiasta do esporte, administrou o Clube São Cristóvão, atuando, inclusive, como jogador. Posteriormente, assumiu a presidência do Nacional Atlético Clube e, durante 13 anos, manteve o time muriaeense na disputa do Campeonato Mineiro, conquistando o título do Torneio Incentivo e o terceiro lugar da Taça Minas Gerais em 1977.

BRAULIO JOSÉ TANUS BRAZ

Nascido em Muriaé, em 21 de setembro de 1948, filho de José Braz e Lédia Tanus Braz. É casado com Elizabeth Mendonça Braz e tem três filhos.

Iniciou bem cedo a sua carreira de empresário em Muriaé, participando ativamente da criação das empresas de sua família e, hoje, desempenha o cargo de presidente do Conselho Diretor do Grupo Líder.

Ingressando na vida política, foi eleito deputado estadual pelo Partido Trabalhista Brasileiro para duas legislaturas, tendo ainda ocupado, de janeiro de 2011 a outubro de 2012, o cargo de secretário de estado de Esportes e Juventude.

Em outubro de 2012, reassumiu o seu mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

CARLOS FERNANDO COSTA

Nascido em Muriaé, no dia 6 de novembro de 1950, filho de Fernando José da Costa e Edite Laviola Costa, tem quatro filhos e três netos.

É médico pediatra, graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora, com residência médica em Pediatria no Hospital-Escola da mesma instituição.

Em sua vida profissional, é membro do corpo clínico do Hospital São Paulo, tendo ingressado no serviço público federal em 1978. É o atual diretor-presidente do Serviço de Medicina do Trabalho e Assistência Médica (Samec) e diretor clínico da Casa da Criança.

Na política, foi vereador do nosso município entre 1993 e 1996 e, eleito prefeito de Muriaé, exerceu seu mandato à frente do Poder Executivo de 1997 a 2000.

CHRISTIANO AUGUSTO BICALHO CANÊDO

Nascido em Muriaé em 1948, é médico pediatra, formado pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro.

É especialista em Pediatria, com curso do Programa de Desenvolvimento de Gestores Públicos da Fundação Dom Cabral, curso de Gestão Pública em Berlim, de especialização em Nutrição Clínica e MBA Executivo em Saúde da Fundação Getúlio Vargas.

No campo profissional, exerceu as funções de tenente perito da Marinha, chefe de Medicina Social do Inamps entre 1983 e 1988, diretor de Ensino e Pesquisa da Fundação Hospitalar de Minas Gerais de 2003 a 2008, vice-presidente da mesma instituição de 2009 a 2010 e da Fundação Hemominas em 2011.

Na área política, foi secretário municipal de Saúde, prefeito de Muriaé entre 1989 e 1992, secretário adjunto de estado da Saúde de 1995 a 1998 e deputado estadual entre 1999 e 2002.

CLÉBER DE OLIVEIRA PARADELA

Nascido em Carangola, em 27 de julho de 1953, detentor do título de cidadão honorário de Muriaé.

É graduado em Engenharia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em Direito pela Faculdade Vianna Júnior e pós-graduado em Gestão Escolar pela Universidade Metodista de São Paulo.

Atuou em diversas áreas da engenharia na Rede Ferroviária Federal, em Juiz de Fora e no Rio de Janeiro. Ocupou diversos cargos de diretoria do Sistema Ferryboat, em Salvador (BA), tendo sido ainda diretor adjunto do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, secretário executivo da Fundação Educacional Dois de Julho, na capital baiana, e diretor do colégio de mesmo nome.

Atualmente, reside no distrito de Belisário, onde, como ele mesmo diz, é agitador cultural e esportivo, desenvolvendo trabalhos de promoção cultural para jovens e crianças, ao lado de sua esposa Mírian.

FERNANDO FRANKLIN DOURADO TEIXEIRA

Nascido em Fortaleza (CE), em 2 de julho de 1941, filho de Manoel Isnard de Souza Teixeira e Annita Dourado Teixeira, é médico especialista em Radiologia e Diagnóstico de Imagens, formado pela Faculdade Nacional de Medicina, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Possui os títulos de especialista em Radiodiagnóstico pelo Colégio Brasileiro de Radiologia, em Ultrassonografia pela mesma instituição e estágio no Serviço de Tomografia Computadorizada do Hospital das Clínicas de Niterói.

Fernando Teixeira possui o título de Cidadania Honorária Muriaeense, conferido pela Câmara Municipal.

GENY AFONSO AMBRÓSIO

Nascida em Lajinha (MG), em 3 de agosto de 1933, filha de Sebastião Afonso de Souza e Hermínia Ribeiro de Souza, viúva de Armando Ambrósio, com quem teve cinco filhos, foi pioneira na indústria de confecções em Muriaé.

Iniciando suas atividades de empresária em Lajinha aos 20 anos de idade, transferiu-se para Muriaé em 1959, fundando a primeira indústria de confecções de nossa cidade, com o nome de Indústria de Malhas Galante LTDA, e vendendo sua produção para vários estados do país. Além de confeccionar as peças, a Indústria Galante tecia e tingia a sua própria malha.

Hoje, às vésperas de completar 80 anos, Geny continua trabalhando na empresa familiar, como sócia da Loja Galante.

GUILHERME MIGUEL DORNELAS

Nascido em Muriaé, em 29 de novembro de 1928, filho de Francisco Miguel Dornelas e Maria Hastenreiter Dornelas. É casado com Letícia Portilho Dornelas e tem cinco filhos: Tarcísio, Carlos Augusto, Rodolfo, Carmen e Guilherme Júnior.

Na área política, foi vereador e, posteriormente, vice-prefeito no mandato de Paulo Fraga.

No campo da cultura, foi integrante da Banda Laviola, como pistonista, e fundador do Colina Country Clube e do Pilão, antigo ponto de encontro da juventude muriaeense.

Como empresário, atuou no ramo do vestuário, criando com sua filha a Carmen Confecções, com exposições em vários estados do Brasil e que representou o Brasil na Feira Internacional do Chile. Em 1989, a empresa foi convidada a receber a medalha por qualidade internacional, em Paris.

IRMÃ CRISTINA MARIA PASTORE

Nascida em Soledade (RS), em 1928, filha de José Pastore e Maria Ranzolin, entrou para a Congregação das Irmãs de Santa Marcelina aos 15 anos de idade, onde aprimorou sua formação para a vida religiosa e concluiu os cursos Colegial Clássico, Normal e de Cultura Inglesa.

Chegou a Muriaé em 1955, onde se entregou ao ensino de idiomas, especialmente Português, Francês e Inglês. Nos anos 1960, participou ativamente, junto à Irmã Annina Bisegna, da fundação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina, primeira instituição de ensino superior da Zona da Mata Mineira.

Em 1969, passou vários meses em Londres para aperfeiçoamento da língua inglesa. Dois anos depois, passou a residir na Faculdade Santa Marcelina e, em 1983, assumiu a direção da instituição, cargo que exerce até hoje, tendo aumentado a sua oferta de cursos, que hoje inclui Física, Química, Ciências Biológicas, Geografia, História e Desenvolvimento de Sistemas, além 12 opções de pós-graduação.

ISALINO ROMUALDO DA SILVA LISBOA

Nascido em Muriaé, filho de Manoel Martins Lisboa Júnior e Aída da Silva Lisboa, é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina.

Exerceu a advocacia nas comarcas de Muriaé, Miradouro, Palma e Eugenópolis, tendo sido ainda promotor de justiça adjunto em Muriaé e titular em Miradouro, além de juiz de Direito nas comarcas de Miradouro, Eugenópolis, Além Paraíba, Juiz de Fora e Belo Horizonte.

Exerceu também as funções de juiz eleitoral, juiz diretor do Foro Eleitoral, juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral, juiz de Tribunal de Alçada do Estado de Minas Gerais, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, desembargador corregedor geral, primeiro vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, além de professor na Faculdade Santa Marcelina e nas faculdades de Direito de Juiz de Fora e Belo Horizonte.

JOSÉ BRAZ

Nascido em Muriaé, em 24 de outubro de 1925, filho de Pedro Braz e Francina Rosa Bittencourt, é empresário no ramo de transportes e concessionárias de veículos.

Ainda criança, começou a trabalhar na marcenaria de seu pai e, logo que se tornou adulto, iniciou-se no ramo de transportes, carregando leite in-natura para o Rio de Janeiro e, posteriormente, fundando o Rodoviário Líder, a célula inicial do seu grupo empresarial.

Mais tarde, expandiu seus negócios para o ramo de concessionárias, atuando junto com seus filhos e netos na revenda de veículos de diversas marcas.

Na área política, foi eleito prefeito de Muriaé em 2004, tendo exercido dois mandatos consecutivos, entre 2005 e 2012.

Em 2013, ano em que completa 88 anos de idade, continua ativo e exercendo suas funções à frente de suas empresas.

JOSÉ SANCHES ABREU

Nascido em Muriaé, em 26 de novembro de 1939. Casado com Lenir Dala Paula Abreu, tem quatro filhos: Maria Angélica, Elder, Carlos Wilson e José Augusto.

Na área empresarial, José Abreu atuou como na revenda de materiais brutos para construção, como tijolos, areia e pedras, atuando também na prestação de serviços com máquinas de terraplanagem, caminhões e pás carregadeiras.

Como político, foi eleito vereador em três ocasiões, em 1982, 1988 e em 2000.

Na área social, engajou-se sempre em causas populares e movimentos de Igreja, tendo sido um dos fundadores do Cefas, instituição da qual foi presidente por duas vezes.

JOSUÉ CHRISTIANO GOMES DA SILVA

Nascido em Ubá, em 1963, é filho de José Alencar Gomes da Silva. Graduando-se simultaneamente em Engenharia e Direito em Belo Horizonte, foi aperfeiçoar-se no exterior, concluindo o MBA na Universidade de Vanderbilt, em Naschville (EUA). Compromissado com os estudos, terminou o seu MBA em primeiro lugar em uma turma de 233 alunos.

Vive em São Paulo, mas não perdeu o sotaque interiorano de Minas Gerais. Dirige a Coteminas, um dos maiores complexos da indústria têxtil do país.

Humanista de primeira linha, desenvolve em suas empresas um amplo trabalho social baseado na formação e promoção humana de seus funcionários e suas famílias. Segundo ele, as empresas, mais do que de paredes e máquinas, são feitas de pessoas.

LAEL VIEIRA VARELLA

Nascido em Muriaé, em 19 de fevereiro de 1939, filho de Misael Ferreira Varella e Maria Varella.

Iniciou sua vida empresarial com o Autoposto Bela Vista e a Bela Vista Transportes, destacando-se posteriormente como revendedor Scania em diversas cidades do país.

Na área de criação de cavalos, despontou-se como criador premiado da raça Mangalarga Marchador.

Foi presidente do Sindicato Rural de Muriaé entre 1981 e 1986 e um dos promotores da construção do Parque de Exposições da cidade.

Na área política, foi eleito sete vezes consecutivas para o cargo de deputado federal, tendo sido presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamento Público e Fiscalização” no Congresso Nacional.

Na área da saúde, criou o Hospital do Câncer da Fundação Cristiano Varella e, na educação, fundou a Faculdade de Minas (Faminas).

LÍLIA MIQUELINA POMPEI FRAGA

Normalista formada pelo Colégio Santa Marcelina, especialista em Didática, Metodologia, Cultura Religiosa e Estrutura e Prática de Ensino, foi professora do curso Normal da Faculdade Santa Marcelina e diretora da Escola Estadual Dr. Silveira Brum e da Escola São Paulo.

Foi ainda catequista, presidente da Casa da Amizade e professora primária, tendo atuado por longos anos em trabalhos sociais, tanto em pastorais da Igreja Católica, quanto em ações junto às prefeituras de Muriaé e Patrocínio do Muriaé. Atuou também como secretária da Casa da Menina e coordenadora de diversos movimentos ligados à igreja, bem como se cursilhos promovidos pela Diocese de Leopoldina.

Aposentou-se após 50 anos de exercício em educação em nossa região.

MARIA LEONOR MACHADO

Nascida em Leopoldina, em 21 de dezembro de 1940, viúva de Francisco Soares Machado, com quem teve quatro filhos: Márcio, Marco Aurélio, Marcelo e Márcia.

Concluiu o curso técnico de assistente social pelo Centro Comunitário de Promoção Humana. Foi servidora pública do município de Muriaé por 31 anos, onde exerceu várias funções.

Ingressando no Clube da Maior Idade, ajudou a organizar a instituição, tornando-se presidente na primeira eleição. Dedica-se ao clube, inclusive os finais de semana, procurando ajudá-lo na promoção dos idosos, conferindo-lhes oportunidades de melhor qualidade de vida através de atividades culturais e de lazer que valorizam e dignificam o ser humano.

MARIA LÚCIA DE CASTRO MAYRINK

Nascida em Muriaé, em 28 de junho de 1933, filha de Cândido José Monteiro de Castro e de Amália Polastri de Castro, viúva de Eurípedes Siqueira Mayrink, com quem teve três filhos: Sérgio, Maria Fernanda e Mônica, esta falecida há quatro anos.

Normalista formada pelo Colégio Santa Marcelina, graduou-se em Canto e Piano pelo Conservatório Brasileiro de Música, destacando-se sempre nas atividades artísticas e culturais em nosso município.

Atuou como professora em várias escolas em nossa cidade, mas tornou-se um ícone da educação infantil em nosso município e na região como fundadora e diretora da Escola Pinguinho de Gente, que há 40 anos oferece uma educação infantil de excelente qualidade e que, muito antes da Lei de Inclusão, já atendia em suas salas crianças portadoras de necessidades especiais.

MARÍLLIA MARLENE TORRES NEVES

Nascida em Bom Jesus da Cachoeira, distrito de Muriaé, em 28 de junho de 1939, filha de Aristolino Neves e de Aurila Torres Neves.

Formada em Letras Neolatinas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina e em Pedagogia pela Faculdade de Educação Jacobina, no Rio de Janeiro, Marília possui também cursos de especialização em várias áreas da educação.

Trabalhou durante 32 anos na área educacional, tendo sido professora de Ensino Médio e Fundamental, diretora do Colégio José Eutrópio, coordenadora regional da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade e diretora da 13ª Delegacia Regional de Ensino de Minas Gerais.

Exerceu dezenas de atividades voluntárias, tais como: membro da diretoria da Apae, integrante da Irmandade do Hospital São Paulo, coordenadora do Conselho Administrativo da Paróquia São Paulo, presidente do Conselho Diocesano de Leigos, entre outras.

Atualmente, Maríllia é coproprietária e diretora da empresa Mariéli Turismo, agência prestadora de serviços na área de turismo, cultura e entretenimento.

OSCAR LISBOA FILHO

Nascido em Muriaé, em 4 de setembro de 1939, filho de Oscar Lisboa e Arlete Freitas Silva Lisboa, é casado com Ana Luzia César Lisboa, com quem tem quatro filhos: Ana Beatriz, Oscar, Liliana e Maximino.

Com licenciatura em Matemática e Física pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina e cursos no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva e Sociologia Política na UFMG, exerceu o magistério em sua área de atuação.

Trabalhou como escriturário do ex-Banco Comércio e Indústria de Minas Gerais, analista de minérios na Usiminas e ainda no Serviço Nacional dos Municípios, em Belo Horizonte.

Aprovado em concurso no Banco do Brasil, exerceu as funções de chefe do Crédito Agrícola, gerente geral adjunto em Iúna (ES), auditor da direção geral em Brasília e gerente geral nas agências de Campo Belo, Lavras e Carlos Prates, esta última situada na capital mineira.

Em Muriaé, atuou como secretário municipal de Finanças na Prefeitura, vice-presidente do Lar Ozanam, provedor do Hospital São Paulo e vice-presidente do Pró-Moradia, projeto sócio-habitacional fundado pelo saudoso Padre Tiago.

PASTOR ANTÔNIO AUGUSTO PEREIRA

Nascido em Muriaé, em 14 de junho de 1960, filho de José Gonçalves Pereira e Rita de Carvalho Pereira. É casado com Gildete Maria de Souza Pereira e pai de Hosana, David e Douglas.

Após atuar profissionalmente em diversas empresas, converteu-se ao Evangelho e, em 1988, iniciou o selo de seu apostolado em Boa Família, distrito de Muriaé. Em 1994, assumiu a titularidade da 2ª Igreja do Evangelho Quadrangular, no bairro do Porto, onde permanece até hoje.

Ingressando na vida pública aos 40 anos, foi eleito vereador por três legislaturas, sendo o primeiro líder evangélico a chegar à Presidência da Câmara Municipal em Muriaé.

PAULO ROBERTO BARROS SILVA

Nascido em Miradouro, em 22 de agosto de 1948, filho de Theodorico Rosa Silva e Sebastiana Figueiredo Silva, é casado com Lígia Ássimos Soares Silva, com quem teve três filhos: Paulo Roberto, Isabella e Rodrigo, este último falecido precocemente, deixando um enorme vazio na família.

Iniciando sua vida profissional como operador de áudio e locução, conseguiu realizar o seu sonho em 1977, quando adquiriu as cotas da Rádio Sociedade Muriaé, a antiga ZYD-2.

Simultaneamente ao trabalho com a emissora de rádio, Paulo Roberto criou uma empresa de propaganda volante, a OPPR, que, em pouco tempo, tornou-se uma das mais conceituadas no ramo em Minas Gerais.

Hoje, além da Rádio Muriaé, dirige também a Rádio 96 FM, ambas instaladas em sede própria e contando com equipamentos digitais de última geração.

REGINALDO RENÊ RAMOS

Nascido em Muriaé, em 19 de agosto, filho de Nourival Bonsembiante Ramos e Maria de Lourdes da Cruz Ramos. É casado com Maria das Dores Santos Ramos e tem dois filhos.

Possui os cursos de Documentação e Arquivo, Técnico em Arquivos, Desenvolvimento Gerencial e Desenvolvimento de Equipes Para Gestores, além de ter participado de diversos fóruns de debates relacionados à sua área de atuação.

É servidor público e trabalha há 31 anos na Prefeitura de Muriaé, sendo responsável pelo setor de Arquivo Municipal. Sob a sua guarda, estiveram durante todo este tempo os documentos públicos da municipalidade que hoje compõem a história administrativa e cultural da nossa cidade.

RENZO DO AMARAL BRAZ

Nascido em 11 de abril de 1980, filho de Gilberto José Tanus Braz e Maria Vitória do Amaral Braz, graduado em Administração de Empresas, aprimorou seus conhecimentos na área empresarial com o curso de Gerência de Custos Logísticos, ministrado pela Coppead-UFRJ.

Trabalhou por um certo período na BH Veículos, empresa do Grupo Líder em Belo Horizonte, na implantação da certificação ISO 9002.

Retornando a Muriaé, assumiu a diretoria administrativa, financeira e tecnológica da informação no Rodoviário Líder e na Líder Viaturas, implantando o Sistema de Gestão Integrada.

Na política, foi eleito deputado federal pelo Partido Progressista em 2010, sendo desde então um ativo representante de Muriaé no Congresso Nacional.

RONALDO GUARÇONI

Nascido em Muriaé, em 1939, é formado em Contabilidade e graduado em Direito com extensão universitária. Foi professor de Contabilidade Pública e fiscal de rendas por aprovação em concurso.

Atuou como procurador geral do município de Muriaé no governo de Carlos Fernando Costa e como secretário municipal de Administração nas gestões de Christiano Canedo e José Braz (primeiro mandato). Também ocupou o mesmo cargo nos governos de Roberto Rocha, em Barão do Monte Alto, e Nascipe Daher, em Patrocínio do Muriaé.

No futebol, destacou-se como atleta, tendo defendido as cores do Nacional Atlético Clube, Paulistano, Santa Rita e Cruzeiro, todos de Muriaé.

Na área política, elegeu-se vereador em Muriaé, chegando a presidente e secretário da Câmara Municipal.

SEBASTIÃO MESSIAS DOS REIS

Nascido em Muriaé, em 18 de julho de 1947, filho de Elpídio Lourenço dos Reis e Ana Amélia dos Reis.

Iniciou sua primeira empresa em 1968, dando o ponto de partida para a formação do Grupo São Geraldo, que conta atualmente com nove firmas e cerca de 380 funcionários, em vários segmentos do mercado.

Foi por três vezes provedor do Hospital São Paulo, participando também da diretoria do Sindicato Rural, da Associação Comercial e Industrial de Muriaé e da Associação Para o Desenvolvimento de

Participou também como conselheiro regional da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, coordenador do Distrito Industrial e do Aeroporto Municipal de Muriaé e ainda como diretor tesoureiro do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Mecânicas do Noroeste do Estado do Rio de Janeiro.

WILSON ROBERTO BATISTA

Nascido em São João Del Rey, filho de Sebastião Batista e de Ilda Batista. Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora em 1996, especializou-se em Cirurgia no Hospital Heliópolis, em São Paulo. Posteriormente, tornou-se especialista também em Cancerologia no Hospital do Câncer, em Barretos (SP).

Em Milão, na Itália, frequentou o “Instituto Europeo di Oncologia” para outra especialização, agora em Cirurgia Oncorreparadora. Retornando ao Brasil, chega a Muriaé, passando a integrar o quadro de médicos do Hospital do Câncer da Fundação Cristiano Varella.

Suplente de deputado estadual em 2006, foi eleito para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais em 2010, exercendo atualmente seu mandato de parlamentar. Às quintas e sextas-feiras, continua atuando em cirurgias no Hospital do Câncer, em Muriaé.

Fonte: Guia Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo