DEMSUR comemora o Dia Mundial da Água em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

Aprendendo rindo, as gargalhadas. Foi assim que o Departamento Municipal de Saneamento Urbano (DEMSUR) deu início à semana de atividades alusivas ao Dia Mundial da Água, lembrado hoje, dia 22 de março.

Na última sexta-feira (18), alunos do contraturno escolar do Serviço Social do Comércio (SESC), de seis a doze anos de idade, tiveram um encontro com os palhaços Lili e Mocotó (interpretados por servidores do DEMSUR), que brincando levaram as crianças a pensar sobre a importância de economizar água na hora do banho, ao escovar os dentes, lavar as louças, usar a mangueira etc.

Um vídeo educativo foi apresentado pela equipe mostrando a realidade de Santa Cruz da Venerada, um município do sertão de Pernambuco, onde uma família consome apenas 22 litros de água para beber, cozinhar, tomar banho e lavar louça, menos da metade de um banho rápido de cinco minutos, onde consome-se 46 litros. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa precisa de 110 litros de água por dia para o consumo e a higiene.

As atividades prosseguiram nesta segunda-feira (21), com alunos da Escola Municipal Cléria Ticon Carneiro na Estação de Tratamento de Água (ETA) Gávea. Na visita, puderam conhecer de perto todo processo de tratamento que a água bruta é submetida – coagulação, floculação, decantação, filtração, cloração, fluoretação e correção de PH.

Já nesta terça-feira (22), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com o DEMSUR, realizou ações na mina pública do Madurim, situada no bairro Edgar Miranda. Na área do entorno da mina, alunos da Escola Municipal Professora Esmeralda Vianna fizeram um charmoso jardim, plantando mudas de árvores de mata nativa, plantas ornamentais como agaves e cactos, revitalizando o local e inibindo o descarte de lixo por pessoas que frequentam a mina.

Mateus Agostinho da Silva, de 9 anos, gostou muito das atividades. “Me senti alegre, aqui parece minha segunda casa. Eu adoro animais, gatos, cachorro, todo tipo de animal que existe na floresta. Já conhecia a mina, um dia eu vim aqui pegar água eu vi os lixos e pensei assim: nossa as pessoas que jogam lixo aqui parece que não tem coração com a vida da natureza na nossa vida”, disse. A ação contou com as presenças de Rodrigo Guarçoni, diretor geral do DEMSUR, Juliana Guarino, da Secretária Municipal de Meio Ambiente, do Engenheiro florestal Sergio Vilhena e da Polícia Militar do Meio Ambiente, representada pelo Sargento Madriaga.

Conhecida na comunidade e redondeza pela qualidade de sua água, a mina do Madurim recebe pessoas de bairros distantes, como o senhor Vicente e sua esposa Oriza, moradores do Santa Terezinha, que há 14 anos enchem seus galões e pets deste mineral que é uma raridade obtê-lo na fonte.
As atividades do Dia Mundial da Água realizada pelo município encerram-na quinta-feira (23), no município de Miraí, onde será implantada uma placa que marcará o ponto de formação do Rio Muriaé.

Investimentos em saneamento básico

Com vistas a alcançar o equilíbrio ideal no saneamento básico, sem comprometer a sustentabilidade dos recursos hídricos e meio ambiente, o DEMSUR vem promovendo importantes obras e ações no município. Dentre elas destacamos aqui a construção do Aterro Sanitário Municipal, a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Principal que caminha para tratar 100% do esgoto do município, obras de infraestrutura de redes de água potável e de drenagem de córregos e a recuperação e proteção de nascentes (projeto Re-Nascer) feito em parceria com a Sec. Munic. de Meio Ambiente. No Dia Mundial da Água pedimos a todos que tenham uma atitude consciente em relação aos nossos hábitos de consumo, pois esta é a forma de mudarmos o mundo.

Fonte: DEMSUR

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo