DEMSUR faz manutenção em rede de esgoto e chama atenção para o descarte inadequado do óleo

Guia Muriaé no WhatsApp

Após verificar um vazamento de esgoto na Avenida Luis Gonzaga, na Barra, na tarde desta terça-feira (9), nas proximidades do Centro Administrativo de Muriaé, o Coordenador de Esgoto do Departamento Municipal de Saneamento Urbano (DEMSUR), José Paulo, enviou uma equipe imediatamente para o local.

Para o processo de desentupimento e limpeza da rede foram usados dois caminhões – um hidrojateador (jato de água de alta pressão) para desobstruir a rede e um segundo para sucção dos detritos que foram formados pela gordura que adere como cola à rede coletora, solidificada provoca entupimento e refluxo de esgoto. O conteúdo recolhido é encaminhado para uma das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) adequada para tal recebimento. Com intuito também de evitar alagamentos em períodos de chuvas fortes, este trabalho corretivo e preventivo é realizado periodicamente pelo DEMSUR que recomenda às residências e estabelecimentos comerciais como restaurantes, pastelarias, padarias, entre outros a instalação de caixas retentoras de gordura.

Um levantamento feito junto ao serviço de Atendimento ao Público (115) do DEMSUR verificou-se que, por mês, é solicitado uma média de 150 pedidos de desentupimento de rede, sendo que, na Avenida Luis Gonzagao serviço é realizado a cada três meses. De ordem simples se realizados manualmente pelos servidores ou de ordem complexa quando exige a presença dos caminhões hidrojateador e sucção, o descarte indevido do produto custa caro ao meio ambiente. Para desentupir uma rede de esgoto são necessários 50 mil litros de água bruta (caminhão hidrojateador). Um litro de óleo pode poluir mais de 20 mil litros de água. Independentemente do volume de água afetado, o produto reduz o oxigênio nos corpos d’água (rios e lagos), prejudicando a vida aquática. Se misturado ao lixo orgânico contamina o solo, a água e provoca a ocorrência de enchentes.

Portanto é fundamental que a população seja informada sobre a maneira adequada de descarte do produto, sem prejuízos ao ambiente. Uma das alternativas para o óleo vegetal é utilizá-lo como matéria-prima em indústrias de fabricantes de produtos como o biodiesel, sabão, detergente, ração animal, graxas e cosméticos. Atento a essa prática, o DEMSUR intensificou os trabalhos educativos de conscientização e práticas sustentáveis através de palestras e apresentações de projetos em escolas como o ReciclÓLEO onde os alunos aprendem através de oficina como fabricar sabão e detergente através da reutilização do óleo usado na cozinha.

O trabalho de conscientização feito no município ultrapassou as fronteiras do estado nesta semana, quando o DEMSUR foi convidado a palestrar na Escola Estadual Coronel Luis Ferraz em Itaperuna (RJ) para alunos do ensino Médio e Fundamental no projeto desenvolvido pela escola com o tema Meio Ambiente “Rios de Esperança”. Elisângela Fagundes, Operadora de Estação do DEMSUR, em uma linguagem acessível falou do problema hídrico que vivemos e do futuro que queremos para nós, nossos filhos e para os filhos de nossos filhos.

Fonte: DEMSUR

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo