Dia de Campo aborda sobre bovinocultura de leite em Muriaé



A criação de gado de leite foi o tema abordado durante um Dia de Campo que reuniu centenas de produtores de Muriaé e região na tarde da última sexta-feira (6), na Fazenda Boa Vista, no distrito de Belisário. Promovido pela Prefeitura em parceria com a Emater, o evento proporcionou a troca de experiências entre os participantes, que ainda conheceram novas técnicas e tecnologias aplicadas para esta área, a fim de aumentar a produção de leite em suas propriedades.

A programação incluiu palestras sobre pastagens em piquetes rotacionados (sistema de divisão das pastagens para ocupação do gado em períodos curtos de tempo), adubação de forrageiras, conservação de solo e água na propriedade e melhoramento do rebanho leiteiro. Os temas foram abordados por profissionais da Emater e de instituições parceiras.

Manoel Martins, produtor da Comunidade Pedra Alta, em Belisário, vai aplicar em sua propriedade o que aprendeu no Dia de Campo. “Aprendi diversas coisas neste evento que vou poder utilizar na minha fazenda. Vou fazer os piquetes rotacionados para melhorar a pastagem do gado”, conta. Já o produtor rural e veterinário, Marcelo Esteves, veio de Carangola para participar e conhecer as boas práticas realizadas na Fazenda Boa vista. “Eventos deste tipo são necessários no meio rural, pois proporcionam a troca de experiência e de tecnologias, que vão aprimorando as formas de atuar no campo, sempre com o objetivo de promover o bem-estar animal e melhorar os lucros no setor. Além disso, é uma forma de compartilhar métodos que estão dando certo, para que possamos seguir estes exemplos”, considera.

Dia de Campo promove troca de experiências e conhecimento de novas tecnologias

O secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Manoel Carvalho, conta que a Fazenda Boa Vista foi escolhida para sediar o Dia de Campo devido ao trabalho que realiza em prol do melhoramento genético do rebanho. “Decidimos realizar este evento nesta fazenda para difundirmos aos produtores da nossa cidade e região os novos métodos utilizados, para que eles possam aumentar a produção do gado leiteiro, através de novas técnicas”, frisa.

O prefeito Grego ressaltou a importância do evento para a troca de conhecimento entre o setor. “Queremos incentivar os produtores rurais a melhorarem cada vez mais, através de eventos e projetos como o Dia de Campo, que proporcionam ao homem do campo mais conhecimento, a fim de produzir mais e gerar mais renda para ele e sua família”, finaliza.

Fonte: PMM

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.