Encontro discute desenvolvimento rural em Muriaé e região

Guia Muriaé no WhatsApp

Desenvolvimento rural em Muriaé e região

Avaliar o potencial e os problemas da agropecuária no município de Muriaé, na Zona da Mata, e região. Esse é o objetivo do Fórum de Desenvolvimento Rural da Microrregião de Muriaé. O evento será realizado, nesta quarta-feira (26), e é promovido em parceria pela Emater-MG e prefeitura. Um dos principais temas a serem abordados é o associativismo.

O fórum irá discutir o desenvolvimento do setor em 13 municípios. A proposta é que desse debate possam surgir propostas de programas e projetos para a promoção de melhorias na agropecuária da região. “Nós esperamos construir essas propostas de uma forma coletiva e participativa para fortalecer o setor na Zona da Mata”, diz o extensionista rural da Emater-MG, Robério Torres.

Entre os principais assuntos a serem debatidos no encontro estão a agregação de valor aos produtos da agricultura familiar e o fortalecimento do associativismo. “O associativismo possibilita a troca de experiências e o contato com novas tecnologias, a redução de gastos na aquisição de insumos e produtos, facilita o acesso aos mercados e garante maior representatividade social”, afirma o extensionista Edson Curi.

De acordo ainda com o extensionista, a Emater-MG tem voltado suas ações para o estímulo ao associativismo, oferecendo suporte técnico aos produtores. Um exemplo é a Associação de Mulheres Rurais de Muriaé (Amur). O grupo existe há quase 20 anos e recebe orientação dos técnicos da empresa. A associação produz peças artesanais e produtos como doces e quitandas. Antes de somarem forças, as integrantes da Amur enfrentavam dificuldades para vender o que produziam e se manter no mercado. Problemas que foram superados com a criação da associação. “Melhorou bastante. Ficou mais fácil vender os nossos produtos, que também foram mais valorizados”, diz a integrante da Amur, Tereza Rosa.

A expectativa é que 100 pessoas participem do evento, que será realizado, a partir das 13h, na sede da Associação Atlética do Banco do Brasil, nº 356, bairro Porto, Muriaé. Mais informações pelos telefones (32) 3722-5799 ou (32) 3721-8373.

Fonte: Agência Minas

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo