Estudantes realizam projeto ambiental em rua de Muriaé



Convidados a participar do projeto “Bairro Limpo, Vida Saudável”, alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Desembargador Canêdo (DECA) juntaram-se a equipe da Divisão de Limpeza Urbana do Departamento de Saneamento Urbano de Muriaé (DEMSUR) para finalizar a ação de limpeza e conscientização realizada na Rua Antônio Rogério de Castro, na Barra.

A ação levou um mês para ser concluída, passando pela triagem no local até sua conclusão total na tarde de segunda-feira (28). Os alunos deixaram suas marcas e seus nomes no muro, que leva a mensagem: ”nós podemos fazer mais por nosso bairro, seja consciente e nos dê uma mãozinha”. O resultado não poderia ser melhor ao vermos aquele espaço que antes era sujo e sombrio, agora com luz e colorido.

A ação compreendeu remover o lixo descartado de forma inadequada pela comunidade em uma das calçadas, fiscalizar e orientar os moradores sobre o manejo correto dos resíduos seco e úmido, afixar uma faixa de conscientização, podar as árvores, melhorar o piso e pintar o muro com slogan “Locomotiva da Boa Convivência”, que traz regrinhas simples de como lidar com o nosso lixo.

“Estamos fazendo a nossa parte, deixamos esta área totalmente limpa. Pedimos a cooperação dos moradores para que assim ele permaneça, mantenham o lixo que produzem em suas portas, estejam atentos ao horário que o caminhão de coleta de lixo passa no bairro, aqui no bairro Barra a coleta é diária e realizada a noite, portanto não coloque durante dia, se possível duas horas antes do caminhão passar. Quero destacar também um dos últimos trabalhos de limpeza e revitalização que fizemos na Rua Marcus Tarcísio, acabamos com o ponto de lixo, esse com a atuação direta da comunidade que realizou benfeitorias no local. Aproveito a oportunidade para agradecer a diretoria escola DECA, parabenizá-los pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo junto à comunidade. As professoras Amália e Polyanna que acompanharam e orientaram os alunos neste momento significativo para todos nós”, disse Alcemar Junior, Diretor de Limpeza Urbana do município.

Rodrigo Guarçoni, Diretor Geral do DEMSUR, ressaltou a importância da continuidade do projeto. “Espero que este programa criado possa ser continuado na administração vindoura para que jamais deixe de ser trabalhada a conscientização da população em relação ao descarte de lixo” afirmou.

Lixo, responsabilidade de todos

1. Separe o lixo seco (materiais recicláveis) do lixo úmido (restos de comida e rejeito de banheiro);
2. Respeite dia e período da coleta no bairro, preferencialmente duas horas antes do caminhão passar;
3. Coloque o lixo na porta, nunca na porta de vizinhos ou terrenos baldios;
4. Proteja seu lixo, coloque-o longe da ação de cães.

Feito isto, você estará contribuindo para o bem estar de sua família, do vizinho e um meio ambiente melhor.

O DEMSUR apoia e incentiva toda ação no município voltada para o bem estar da coletividade!

Fonte: DEMSUR



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.