Jovens que completam 18 anos em 2018 já podem fazer alistamento para Serviço Militar

Guia Muriaé no WhatsApp

Jovens nascidos no ano 2000 devem se alistar no Serviço Militar, que é obrigatório para todo brasileiro do sexo masculino que completar 18 anos em 2018. O prazo máximo é até o dia 30 de junho. Dos inscritos, cem adolescentes serão selecionados para formação como atiradores para o próximo ano no Tiro de Guerra 04-016, que funciona na cidade em parceria com Prefeitura.

O alistamento pode ser feito preferencialmente pelo site www.alistamento.eb.mil.br. Caso o jovem, não consiga realizar o procedimento via internet, deve comparecer à 121ª Junta de Serviço Militar, localizada no quarto andar do prédio da Câmara de Vereadores, Centro, e apresentar Certidão de Nascimento, CPF, documento de identidade original e comprovante de residência em nome dos pais ou em seu próprio nome. Além disso, é necessário ter email.

Após o alistamento online, o jovem receberá um número de registro no Certificado de Alistamento Militar (CAM) e poderá, pelo site, saber se prossegue na seleção para o Serviço Militar ou se será dispensado recebendo o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). Ele também deve imprimir o alistamento para apresentá-lo durante a seleção; caso não consiga imprimir o documento pela plataforma, deve ir à Junta com documento de identificação e recibo para realizar o procedimento.

“Jovens devem ficar atentos ao prazo”, alerta prefeito

Quem não se alistar dentro do prazo, além de pagar multa, vai estar em débito com o Serviço Militar e pode sofrer implicações, que vão desde a proibição de retirar o Título de Eleitor, ter o CPF cancelado, ser impedido de tomar posse em cargos públicos e de registrar o diploma universitário, não receber prêmios em loterias, até a não contratação para o quadro de funcionários por empresas privadas.

O alistamento também é obrigatório para as pessoas com deficiência física e mental. Sendo notoriamente incapazes, elas são isentas do Serviço Militar e devem comparecer à JSM para requererem o Certificado de Isenção. Os cidadãos que efetivamente comprovarem que são moradores da área rural de Muriaé deverão se alistar normalmente.

O prefeito Grego, que também é diretor do TG 04-016, através de uma parceria entre a Prefeitura e o Exército Brasileiro, orienta que os jovens fiquem atentos ao prazo para não sofrer implicações futuramente. “É necessário se atentar às datas e aos prazos. Sou um grande admirador do Serviço Militar, pois ele proporciona aos atiradores uma formação cívica e militar, transmitindo valores que esses adolescentes vão levar por toda vida”, diz.

Alistamento Militar online

Quem deve fazer: jovens do sexo masculino nascidos em 2000

Prazo: até 30 de junho

Endereço eletrônico: www.alistamento.eb.mil.br

Documento necessário alistamento online: CPF; é também necessário ter email

Alistamento presencial em Muriaé: 121ª Junta de Serviço Militar

Local: quarto andar da Câmara de Vereadores (Rua Gabriel Oliveira, Centro)

Dias e horários de funcionamento: segunda a quinta-feira, de 7h às 11h e das 13h às 17h; nas sextas-feiras, o atendimento ao público é feito somente na parte da manhã, de 7h às 11h

Telefone: 3729-1221

Documentos necessários alistamento presencial:

– Certidão de Nascimento
– CPF
– Documento de identidade original
– Comprovante de residência em nome dos pais ou em seu próprio nome

*Serviço Militar é obrigatório para jovens que completam 18 anos em 2018

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo