Missão Angolana visita o DEMSUR

Guia Muriaé no WhatsApp

Angolanos visitam o DEMSUR

O Departamento Municipal de Saneamento urbano (DEMSUR) recebeu, nos dias 24 e 25 de outubro, a Missão Oficial Angolana composta por 15 membros do Ministério de Energia e Águas da República de Angola (África). O objetivo da visita foi apresentar aos membros da Missão o modelo de gestão da Autarquia empregado nos serviços do saneamento prestados à população da cidade (água, esgoto, drenagem pluvial e limpeza urbana).

Antes de visitar Muriaé, a Missão participou da Conferência Lusofona de Impacto Ambiental, promovida pela Associação Brasileira de Avaliação de Impacto (ABAI), em São Paulo, de 15 a 19 de outubro, e também esteve em compromissos oficiais nas cidades fluminenses de Niterói e Petrópolis. Como forma de aproveitar a viagem e trocar experiências, os profissionais da África estiveram visitando companhias de saneamento básico do Brasil, dentre elas a autarquia muriaeense, a fim de conhecerem as melhores práticas adotadas.

De acordo com Guillermo Távara Martinez, Coordenador executivo do projeto de Desenvolvimento Institucional do Setor de Águas (PDISA) – financiado pelo Governo de Angola e pelo Banco Mundial – o DEMSUR é referência em eficiência de gestão, sustentabilidade econômico-financeira, eficácia operacional e boas práticas, por isso, optou-se por conhecer a gestão comercial e o modelo organizacional, bem como compartilhar a bem sucedida experiência adquirida na empresa. “O trabalho realizado pela autarquia de Muriaé se aproxima melhor da realidade que pretendemos implantar em Angola. Em termos de similaridade, pelas referências que temos, assegura a prestação de ótimos serviços, que é um dos nossos objetivos”, argumentou o coordenador.

Angola é o segundo maior produtor de petróleo e exportador de diamantes da África Subsariana. Conquistou sua independência em 1975 e hoje sua economia vem crescendo fortemente. Porém, por 30 anos o país viveu em guerra destruindo a maioria dos sistemas de abastecimento de água, o que não têm permitido desenvolver as infraestruturas necessárias. “A intenção não é só construir os sistemas, mas assegurar que eles depois funcionem”, contou Guillermo.

A Diretora Geral do DEMSUR, Maria Aparecida Muruci Monteiro, disse que toda a equipe da empresa ficou orgulhosa pela escolha da Autarquia para a visita oficial, dentre as tantas companhias ofertadas. “Mostra que o DEMSUR é uma autarquia viável, que trabalha de forma autosustentável, que se mantém com a arrecadação da própria tarifa”, afirmou.

Na quarta-feira (24) os visitantes estiveram no Centro Administrativo para conhecerem os escritórios administrativo, financeiro, comercial e atendimento ao público do DEMSUR. Na quinta-feira (25) foi feita a apresentação institucional e organizacional da autarquia e realizada uma visita ao campo operacional, como na Estação de Tratamento de Água da Gávea (ETA Gávea) e na Estação de Tratamento de Esgoto Safira / João XXIII (ETE Safira).

Fonte: DEMSUR

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo