Muriaé ganha nova ETE e caminha para ter 100% de esgoto tratado

Guia Muriaé no WhatsApp

Muriaé acaba de dar um grande passo para avançar ainda mais no que diz respeito ao saneamento básico. Na manhã desta quinta-feira, o prefeito Aloysio Aquino fez a entrega da Estação Principal de Tratamento de Esgoto (ETE Principal), localizada às margens da BR-356, entre os bairros Porto e Padre Tiago.


A nova estrutura passa, agora, a operar em caráter de testes e, quando estiver em pleno funcionamento, estima-se que será responsável pela coleta e tratamento de esgoto oriundo das residências de 16 mil famílias da cidade. Com isso, cerca de 80% da rede sanitária da cidade será tratada antes de seguir para o rio.

“A ETE principal representa um grande avanço para o desenvolvimento de Muriaé, porque apenas 10 dos maiores municípios brasileiros tratam 80% ou mais do esgoto que é coletado nas casas. Isso nos coloca em um seleto grupo de cidades que pensam na questão sanitária e ambiental como de fundamental importância para a melhoria da qualidade de vida da população”, destaca o prefeito. Vale lembrar que os dados aos quais Aloysio Aquino se refere foram divulgados, no início de 2016, pelo Instituto Trata Brasil, no ranking que a entidade elabora anualmente.

O índice de 100% de tratamento de esgoto no município – que, atualmente, é praticado apenas por Belo Horizonte (MG) e Franca (SP) – será alcançado após a instalação de novas redes coletoras e interceptoras nos bairros Inconfidência I, Inconfidência II e Padre Tiago, além dos distritos pertencentes a Muriaé. O contrato para a execução do serviço já foi assinado, e a prefeitura aguarda, agora, a liberação dos recursos pelo Governo Federal para que as obras possam ser iniciadas.

Atualmente, Muriaé trata cerca de metade de sua rede de esgoto, valendo-se, para isso, das estações localizadas nos bairros Safira, José Cirilo e Dornelas. O município conta ainda com mais duas unidades descentralizadas de tratamento, situadas em Vermelho e Pirapanema.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo