Muriaé recebe, pela segunda vez, os cursos do Capacita Suas



Muriaé recebe pela segunda vez o curso de qualificação do Programa Capacita Suas, realizado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese). A aula inaugural do curso será ministrada no dia 5 de dezembro, pela diretora regional da Sedese em Muriaé, Ana Maria dos Reis, no Salão Paroquial Matriz São Paulo, às 9 horas.

Foram formadas duas turmas de 41 alunos, do curso de “Atualização Sobre Especificidade e Interfaces da Proteção Social Básica do Suas”. O curso é presencial, com carga horária de 40 horas/aulas e cinco dias de duração, e é dedicado aos trabalhadores e gestores do Suas e conselheiros da assistência social.

Em dezembro, quinto e último mês de execução da primeira fase Capacita Suas, além do polo de Muriaé, estão sendo abertas novas turmas nos polos Governador Valadares, Timóteo e Uberaba, com um total de 350 vagas. Os cursos são presenciais, com carga horária de 40 horas/aulas e cinco dias de duração cada um.

Com a formação dessas últimas turmas, foram oferecidas, em 2016, 3.496 vagas, em 21 polos de capacitação. Somente nesta primeira fase do Capacita Suas, o investimento é de mais de R$ 4 milhões, entre recursos federal e estadual. “A nossa expectativa é melhorar a qualidade dos serviços de assistência social em Minas Gerais. Os trabalhadores são a principal tecnologia que o sistema utiliza. A nossa aposta é de que as tecnologias qualificadas, ou seja, os recursos humanos qualificados e bem informados vão gerar melhoria dos serviços, e teremos uma população mais bem protegida em Minas Gerais” informa a subsecretária de Assistência Social, Simone Albuquerque.

Capacita Suas

O Capacita Suas é um programa que funciona em todo o território brasileiro com conteúdos nacionais, e em Minas Gerais foi ajustado à realidade dos municípios e do estado. A questão da gestão financeira, por exemplo, é um conteúdo nacional adaptado às especificidades mineiras. Minas é um dos poucos estados que autorizam a utilização de recursos públicos, por parte da prefeitura, no custeio e investimento.

Já o tema da Proteção Social Básica se justifica pelo caráter preventivo. Os dois cursos configuram duas prioridades do governo estadual: melhorar a gestão financeira e ter ações que façam a prevenção na Assistência Social em Minas Gerais.

O cronograma, o material pedagógico, a relação dos polos de capacitação e a lista de municípios contemplados com hospedagem podem ser acessados em http://social.mg.gov.br/component/gmg/page/3440-curso_capacita_suas.

Em Minas Gerais, o Capacita Suas integra o Eixo 2 – Capacitação Continuada – do Programa Qualifica Suas. Inserido no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG – 2016/2019), e com a parceria da Fundação João Pinheiro (FJP) e Associação Mineira de Municípios (AMM), o Programa Qualifica Suas propõe um conjunto de ações planejadas e coordenadas, em busca de qualificação e capacitação continuada dos gestores sociais e trabalhadores do Suas, da melhoria dos indicadores do sistema, o alcance das prioridades e metas de aprimoramento pactuadas, à adequação da gestão e do provimento de serviços e benefícios às normativas da política pública e a melhoria da qualidade dos serviços e benefícios socioassistenciais ofertados à população em situação de vulnerabilidade e risco social em Minas Gerais.

Fonte: Sedese



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.