Muriaé receberá recursos para preservação de nascentes e córregos

Guia Muriaé no WhatsApp

A Prefeitura de Muriaé, Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a ACAMAD, viabilizou junto à Agência de Bacia do Paraíba do Sul (AGEVAP), recursos no valor de 560 mil reais para contribuir com a preservação de nascentes e córregos.

O prefeito Aloysio Aquino assinou, nesta quarta-feira (8), no Grande Hotel Muriaeh, o convênio para que o município passe a receber o Pagamento dos Serviços Ambientais (PSA) e desenvolva ações integradas junto aos produtores rurais, objetivando a revitalização das bacias hidrográficas.

Dentre 184 municípios que fazem parte do CEIVAP, sendo 87 deles em Minas Gerais, apenas três cidades mineiras foram contempladas com o PSA Hídrico: Muriaé, São Sebastião da Vargem Alegre e Rio Pomba. Representantes de ambas as cidades estiveram presentes na solenidade. Assim como Aloysio Aquino, o prefeito de São Sebastião da Vargem Alegre, Claudiomir Vieira e o secretário de Meio Ambiente de Rio Pomba, Antônio Barra, assinaram a adesão ao Programa.

A iniciativa foi viabilizada no município através da Lei 4.505/2013, assinada pelo Prefeito de Muriaé. O foco da atuação é a zona rural. Desta forma, o proprietário rural que mantiver cercadas as reservas de mata virgem, que proteger os recursos hídricos (nascentes e córregos) e que tomar outros tipos de providências no sentido de manutenção e recomposição do meio ambiente, passará a receber ações integradas e permanentes para a promoção do uso sustentável dos recursos naturais.

Segundo a secretária de Meio Ambiente e também vice-presidente do Comitê de Bacias do Rio Pomba e Muriaé – COMPÉ, Juliana Guarino, serão trabalhados pontos estratégicos na região para que haja todo um processo de melhoria da qualidade da água: “Estarão inseridos no contexto propriedades que estejam às margens do Rio Preto e Glória”, disse ela, lembrando que a bacia hidrográfica não é um ponto separado, as águas chegam de vários locais e vão tomando os seus destinos, daí a importância da união entre as prefeituras para que se alcance um benefício concreto para todos os municípios.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo