Por coleta seletiva, DEMSUR firma parceria com escolas da rede estadual de ensino

Guia Muriaé no WhatsApp

Coleta seletiva em Muriaé

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) estabelece a extinção de lixões e a construção de Aterro Sanitário até 2014, para destinação correta do lixo. O Departamento Municipal de Saneamento Urbano (DEMSUR) dentro de poucos meses estará concluindo o Aterro Sanitário neste município. Sabe-se que seu objetivo é receber somente lixo e para isto a Legislação Federal estabelece condicionantes para o perfeito funcionamento e preservação da vida útil, sendo uma delas a Coleta Seletiva.

Em Muriaé, 18 bairros são atendidos com a Coleta Seletiva e os demais aguardam ampliação. Porém, antes que esta seja feita é necessário fazer um reforço nas localidades que já possuem coleta seletiva. Neste último mês de Junho foi traçado pela Divisão de Limpeza Urbana, um Plano de Ação da Coleta Seletiva a ser trabalhado nos 18 bairros do município. Para a execução do Plano foram firmadas parcerias com as Secretarias Municipal de Educação, de Meio Ambiente, Polícia Ambiental, Polícia Escola, Associação de Catadores de materiais recicláveis e outras. A metodologia adotada foi desenvolver um trabalho de conscientização com toda a comunidade escolar (diretores, pedagogos, professores, serventes, e outros), caminhada pelo bairro com a participação de alunos e visitação em residências para a entrega de material informativo.

Um dos principais instrumentos da PNRS é a Educação Ambiental e um dos objetivos da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) é incentivar a participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente, como um valor do exercício de cidadania. Para isto são necessárias simples mudanças de atitude tais como a separação dos resíduos e participação da coleta seletiva.

Cientes da necessidade de mudança de atitude de todos em relação ao lixo que gera e de que essa mudança deve começar na própria escola conscientizando os alunos sobre a importância da separação de resíduos, a equipe de Gestão da Divisão de Limpeza Urbana do DEMSUR visitou nesta semana, 08 escolas da rede estadual de ensino. O projeto do “Plano de Ação de Reforço da Coleta Seletiva” foi apresentado e firmada parceria junto às diretoras das escolas instaladas nos bairros onde já ocorre a coleta seletiva: E.E. Prof. Gonçalves Couto (Porto), E.E. de Ed.Especial Walter Vasconcelos (Cerâmica), E.E. Julieta de Oliveira Macedo (Planalto), E.E. Maria Augusta Silva Araujo (Santa Terezinha), E.E. Columba Teixeira e Silva (São Cristóvão), E.E Orlando de Lima Faria (São Francisco), E.E. Padre Maximino Benassati (São Francisco) e CESEC Governador Bias Fortes (São Francisco).

O Plano de Ação de Reforço da Coleta Seletiva do DEMSUR disponibilizará 2 (dois) containeres e 01 banner informativo a serem instalados dentro da escola para separação dos resíduos, principalmente pelas serventes, já que os resíduos orgânicos formam grande parte do volume coletado. Como mobilização da comunidade será feita uma caminhada pelo bairro com a presença de catadores, caminhão da coleta seletiva, boneco da reciclagem, policiais e participação dos alunos das escolas estaduais do bairro. A busca por parceiros ainda continua e a mobilização está prevista para o final de Agosto/13.

Fonte: DEMSUR

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo