Prefeito de Muriaé anuncia novidades sobre obras contra enchentes

Guia Muriaé no WhatsApp

Em entrevista coletiva realizada na manhã desta segunda-feira (22) no Centro Administrativo, o prefeito Aloysio Aquino e o vice João Ciribelli anunciaram novidades relacionadas à obras de mitigação das enchentes do rio Muriaé. Ambos estiveram em Belo Horizonte, na última semana, onde reuniram-se com secretários estaduais de Obras Públicas e de Meio Ambiente para definir questões referentes às intervenções.

Para liberar a licença ambiental de instalação – único documento pendente para o início das atividades – o prefeito assinou, durante a coletiva de imprensa, o termo de aceitação de três das quatro condicionantes necessárias para a concessão do documento.

– Estamos nos comprometendo a construir três parques lineares ao longo do rio, com áreas de lazer para a população; a firmar convênio com instituições de saúde para garantir o bem-estar dos operários da obra; e a criar o Memorial da Fazenda Boa Vista, que está na área de abrangência da obra e que precisou ser destombada para que as intervenções pudessem ser realizadas – informa Aloysio Aquino. “Já a quarta condicionante, que é em relação ao efetivo de segurança pública, será assumida pelo governo estadual”, completa.

O prefeito lembrou ainda que, desde 2013, ele e o vice já fizeram inúmeras viagens à capital do estado para tentarem agilizar o início das obras. Aloysio ressaltou que, com a mudança recente da equipe de governo, foi necessário reapresentar todo o projeto para os técnicos, ressaltando a importância da obra para o município e para a região.

– Tivemos muitos empecilhos durante todo esse tempo, como a atuação nos bastidores de importantes forças políticas da nossa cidade, tentando impedir que o processo avançasse. Mas felizmente agora estamos em outro patamar. O governador quer que a obra seja realizada, o que é um fator muito importante para a sua concretização – destaca.

A obra

O projeto de mitigação das enchentes do rio Muriaé tem orçamento total de aproximadamente R$300 milhões, dos quais cerca de R$90 milhões serão destinados às desapropriações de imóveis e o restante, às intervenções propriamente ditas. A obra deve gerar entre 200 e 400 empregos diretos na cidade, além de levar mais recursos para os cofres públicos com a arrecadação de ISS.

As atividades a serem realizadas incluem a construção de uma barragem no rio Preto, a criação de áreas de espraiamento e o desmonte racional de corredeiras, além da construção de uma nova ponte na Barra e o reforço de esruturas já existentes na cidade. Segundo o vice-prefeito João Ciribelli, várias dessas etapas podem ser executadas inclusive durante os períodos de chuva.

A obra será totalmente executada pelo Governo de Minas, com participação da prefeitura como interveniente – ou seja, como órgão fiscalizador e colaborador. O prazo para execução será de 36 meses, mas os resultados já deverão ser observados nos primeiros oito meses.

Vídeo explica obras de contenção de enchente em Muriaé

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo