Projeto de criação do Instituto Rio Muriaé



Instituto Rio Muriaé

Nome/sigla – Instituto Rio Muriaé/Irmur

Conceito

O Instituto Rio Muriaé é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, apartidária, democrática, com atuação pacífica, diplomática, autônoma, independente e imparcial. Ele será composto e apoiado por pessoas, empresas e instituições interessadas na saúde integral e sustentabilidade do Rio Muriaé, abrangendo sua totalidade nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. As atividades do Instituto Rio Muriaé serão regidas por estatuto que está sendo elaborado e será devidamente aprovado em Assembléia Geral, nos termos da legislação em vigor.

Objetivo principal

Buscar a saúde integral da bacia e sub-bacias do Rio Muriaé, através da realização de ações e projetos sustentáveis, sempre amparadas por estudos técnicos e executadas com transparência administrativa e financeira.

Objetivos secundários

  • Desenvolver estudos e pesquisas para conhecer o rio em toda a sua extensão;
  • Identificar os problemas que afligem o rio e a população do entorno de sua bacia e sub-bacias;
  • Divulgar dados relativos aos problemas e soluções concernentes à saúde do Rio Muriaé;
  • Formar um banco de dados com informações socioeconômicas e ambientais sobre o Rio Muriaé;
  • Promover a educação ambiental em parcerias públicos e privadas;
  • Buscar recursos, através de projetos e parcerias, para a realização de projetos sustentáveis em prol do Rio Muriaé;
  • Contratar ou voluntariar pessoas para desenvolver estudos, pesquisas e ações que visem a recuperação, conservação e preservação do Rio Muriaé;
  • Estabelecer parcerias que visem a melhoria da saúde do Rio Muriaé;
  • Firmar parcerias com órgãos públicos e privados, visando a realização de ações pela saúde e sustentabilidade do Rio Muriaé;
  • Propor e realizar ações que recuperem, preservem ou conserve a bacia e sub-bacias do Rio Muriaé;
  • Realizar projetos de recuperação, conservação e preservação de nascentes, matas ciliares e várzeas;
  • Realizar projetos de construção de fossas sépticas;
  • Firmar parcerias visando a realização de projetos sustentáveis de transferência de renda ao produtor rural;
  • Representar a sociedade em audiências públicas que dizem respeito ao Rio Muriaé, sempre de acordo com a filosofia e objetivos do instituto;
  • Apresentar denúncias ao Ministério Público e órgãos competentes sobre ilegalidades praticadas contra o Rio Muriaé, sempre que esgotadas as negociações.
  • Atuar como assessor e consultor para prefeituras e outros órgãos governamentais, bem como empresas;

Ações iniciais

  • Elaboração do estatuto e formação do conselho – Em curso;
  • Registros legais – Em curso;
  • Construção de site exclusivo, onde serão disponibilizados em atualizações constantes as ações, dados e clipping das matérias que forem divulgadas na imprensa sobre o instituto. Em curso;
  • Elaboração e execução de plano de mídia, que divulgará as realizações e projetos do Instituto Rio Muriaé – Jornalismo e Publicidade; Em curso
  • Produção e venda de adesivos promocionais – Em curso;
  • Medição do assoreamento em cinco pontos do Rio Muriaé na região urbana da sede do Município de Muriaé; prazo para execução 30 dias;
  • Formação de parcerias com empresas-sócias fundadoras. Prazo de execução 30 dias;
  • Construção de uma fossa séptica que servirá como projeto-piloto. Prazo de execução: 45 dias;
  • Elaboração de diagnóstico socioeconômico e ambiental nas cabeceiras do Rio Muriaé, com referenciamento das nascentes e pontos importantes – afluentes, lançamento de detritos, degradação – por GPS (Global Positioning System). Prazo para execução 60 dias;
  • Recuperação de uma nascente degradada. Prazo de execução 80 dias.
  • Prazos contados a partir da realização da Assembléia Geral que criará o Instituto Rio Muriaé, prevista para o dia 20 de outubro.

Justificativas

A bacia e sub-bacias do Rio Muriaé vêm sofrendo, ao longo dos anos, com a degradação ambiental. Ultimamente, observa-se o esvaziamento econômico e êxodo rural coincidentes às áreas degradadas.

As águas da estação das chuvas caem sobre grandes regiões degradadas, com o solo desprovido de vegetação, removendo ainda mais a terra, assoreando os cursos dos córregos, riachos e rios.

Nas áreas urbanas, observa-se a construção às margens do rio e obras que estreitam a sua calha, em total desacordo com as leis, o planejamento e até a lógica.

O Instituto Rio Muriaé nasce quase que simultaneamente ao anúncio da disponibilização de verbas públicas, no montante de R$ 300 milhões, para ‘solucionar’ os problemas causados pelas enchentes no município de Muriaé. O projeto pré-anunciado prevê a construção de barragens e diques no leito do Rio Muriaé e afluente, Rio Preto.

Oportunidades

  • Demanda crescente de soluções para reverter o atual quadro de degradação, que o Rio Muriaé enfrenta em diversas frentes;
  • Disponibilidade de recursos para a realização de projetos ambientais, através de instituições como o Comitê de Bacia do Vale do Rio Paraíba (Ceivap), Fundação João Pinheiro, FHIDRO, Petrobras, TAM e Ministério Público; dentre outras.

Visão

Tornar-se até 2020 a principal referência em realizações de projetos sustentáveis nas bacias e sub-bacias do Rio Muriaé.

Missão

Realizar, através de parcerias com órgãos públicos e pessoas físicas e jurídicas, projetos que, reconhecidamente, agreguem valores sustentáveis às bacias e sub-bacias do Rio Muriaé.

Imagens

Logomarca e adesivo

A logomarca do Instituto Rio Muriaé foi construída usando o desenho natural que o rio faz no planeta, feito através da Google Earth. Os contornos dos mapas de Minas Gerais e Rio de Janeiro são em vermelho, representando as pressões que o Rio Muriaé, suas bacias e sub-bacias, vêm sofrendo ao longo dos tempos. O nome do instituto na logo e o risco que o rio traça são azuis justamente porque pretende representar o ‘A visão do Instituto’, integrada com a saúde do Rio. O nome do instituto é envolvido por retângulo com vértices arredondadas em verde, cor que melhor simboliza asações sustentáveis que serão promovidas pelo Instituto.

Através de parceria com a empresa SBM, Mídia exterior e impressão digital, foram confeccionados 1.000 adesivos. Eles serão comercializados, divulgando a marca do Instituto, identificando pessoas simpáticas à causa e gerando recursos que servirão para realizar as primeiras ações propostas deste projeto.

Fonte: Instituto Rio Muriaé

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.