Projeto Re-Nascer chega às minas da APA do Pontão em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

As nascentes abastecem os riachos, córregos e cursos d’água que por sua vez abastecem os rios. Se não houver a proteção das nascentes, menor será a vazão de água disponível, os cursos d’água podem secar e a qualidade das águas será prejudicada, afetando todos os seres vivos que dependem dela para sobreviver.

Consciente dessa verdade, a Prefeitura Municipal de Muriaé, o Departamento Municipal de Saneamento Urbano (DEMSUR) e Secretaria do Meio Ambiente lançaram na última quinta-feira (10) o Projeto Re-Nascer – Recuperação e Conservação de Nascentes Rurais e Urbanas – em duas comunidades da Água Limpa do Pontão, nas propriedades do Sr. Amaro Rúbio Bagli e Sr. João Margarido dos Santos.

A APA da Água Limpa do Pontão se destaca pela quantidade e qualidade de suas nascentes que por sua vez, formam importantes vertentes sendo responsáveis pelo abastecimento de água em nossa cidade, além de ser reconhecido também por ser uma importante região de produção de hortaliças que abastece o comércio local, mercado produtor rural de Muriaé e região, além de 30% da merenda escolar do município vir dos produtores da família agrícola.

Parceiros do Projeto Re-Nascer, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), através de seu Técnico e Extensionista de Campo, Francisco Paiva de Resende, orientou e ajudou a comunidade na execução de todos os passos na recuperação das nascentes.

Em entrevista, Francisco falou sobre a iniciativa da nova lei ambiental onde todos ganham meio ambiente, produtor, município. “Ao recuperar, proteger uma nascente faz com que não falte a água para a população e em especial para o produtor rural que depende dela para irrigar a plantação que por sua vez gera serviço e renda”. De acordo com Francisco, este é um trabalho de conscientização “A gente sabe que a água é de suma importância e a sociedade está cobrando e o produtor não pode ser o único a pagar a conta dessa responsabilidade que está caindo em suas costas, portanto, a iniciativa da Prefeitura Municipal de Muriaé, o DEMSUR e Secretaria de Meio Ambiente vem amenizar o custo dessa recuperação para os pequenos agricultores”, conclui o técnico.

Para Francisco Antônio Carlos Bagli, filho e parceiro de Amaro Rúbio Bagli, a preocupação para ele e a comunidade vai além de suas hortas uma vez que as hortas da divisa com o município de Eugenópolis são também banhadas, irrigadas por essas nascentes.

O Projeto Re-Nascer na Área de Proteção Ambiental da Água Limpa do Pontão (APA do Pontão) contemplará mais dez nascentes naquela localidade. As parcerias beneficiará também outras regiões do município.

Fonte: DEMSUR

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo