Projeto Re-Nascer encerra programa de recuperação em quinze minas da APA do Pontão

Guia Muriaé no WhatsApp

Em defesa dos mananciais, visando a recuperação e preservação das nascentes rurais e urbanas, a Prefeitura de Muriaé, através do Departamento Municipal de Saneamento Urbano (DEMSUR) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, estabeleceu uma parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (EMATER-MG) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF) criando o projeto Re-Nascer, desde então ações e investimentos neste sentido vem sendo desenvolvidos pelo município na forma de promover prática sustentável, amenizando a seca, gerando renda e melhorando a qualidade de vida das comunidades.

Uma das APA’s contempladas pelo projeto foi a da comunidade da Água Limpa do Pontão, em Itamuri, onde quinze nascentes tiveram suas áreas devidamente cercadas e protegidas com plantio de mudas de árvores no entorno das minas. Na semana passada a comunidade se reuniu para o encerramento do projeto onde estiveram presentes produtores rurais do Pontão, o prefeito Aloysio Aquino, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Agricultura, DEMSUR e parceiros EMATER-MG e IEF.

O prefeito Aloysio Aquino, falou da importância da parceria entre município e a comunidade. “O Conselho da APA da Água Limpa do Pontão, representado pela comunidade aqui presente, de uma sabedoria peculiar ao homem do campo, tem o nosso apreço por nos ter possibilitado desenvolver ações que fortalecerão a agricultura familiar que hoje é responsável por 30% da merenda escolar do município. Fico feliz pelo entendimento e por se envolverem nesta causa que não beneficiará somente do homem do campo, mas todo município que depende da água que nasce em suas terras e que precisa de cuidados para que ela não seque e chegue aos cursos d’água. Novos projetos estão a caminho, estão sendo desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Agricultura para beneficiar o homem do campo, finaliza.

A Secretária Municipal de Meio ambiente, Juliana Guarino, e DEMSUR agradeceram a importante parceria formada entre a comunidade local, EMATER-MG e IEF que possibilitou a concretização do projeto Re-Nascer na área da APA do Pontão. O projeto recuperação de nascentes continua em outras áreas do município tanto na zona rural quanto na zona urbana.

Francisco Paiva Resende (Chicão), Extensionista da EMATER em Muriaé, fala da realização de participar do projeto Re-Nascer. “É uma realização de um trabalho de 39 anos de EMATER-MG. A gente sabe que os parceiros são muito importantes, mas o mais importante é o benefício que a comunidade está recebendo e também passando para toda sociedade, quando preserva água, preserva uma nascente não é só a localidade que está recebendo o beneficio. Lá em Muriaé quem está bebendo a água, está bebendo uma água mais pura, mais limpa, então essa é a nossa realização aqui” completa.

Para os produtores e a comunidade do Pontão, a importância de se preservar uma nascente vai além de suas hortas uma vez que as hortas da divisa com o município de Eugenópolis são também banhadas, irrigadas por essas nascentes.

APA do Pontão

A Área de Preservação Ambiental do Pontão (APA) da Água Limpa do Pontão foi uma das comunidades contempladas com o projeto por se destacar pela quantidade e qualidade de suas nascentes que por sua vez, formam importantes vertentes sendo responsáveis pelo abastecimento de água em nossa cidade. O Pontão destaca-se também por ser uma importante região na produção de hortaliças que abastece o comércio local, mercado produtor rural de Muriaé e região, além de 30 % da merenda escolar do município vir dos produtores da família agrícola.

Fonte: DEMSUR

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo