Reajuste nas tarifas de água e esgoto é o menor do país, afirma DEMSUR

Guia Muriaé no WhatsApp

Em entrevista coletiva realizada na manhã desta quarta-feira (4), Rodrigo Guarçoni, diretor geral do Departamento Municipal de Saneamento Urbano (DEMSUR), falou sobre aumento de 15,04% das tarifas água e esgoto, divulgado ontem pela autarquia.

No dia 4 de agosto, o DEMSUR realizou uma consulta pública, na Câmara Municipal, onde foi explanada a necessidade, após verificação profunda de todas as despesas e receitas da autarquia, de uma revisão das tarifas cobradas. Na oportunidade, o DEMSUR propôs um aumento de 15,09%. “Colocamos essa situação aos vereadores e ao público presente, bem como ao Ministério Público”, explicou Rodrigo Guarçoni.

O DEMSUR então recebeu autorização para o reajuste de 15,04% nas tarifas de água e esgoto – valor este que é o menor o qual teria direito e ainda é o menor aplicado em todas as cidades do país -, enquanto a taxa de coleta de lixo não será reajustada. O reajuste entrará em vigor em dezembro de 2015 e chegará aos muriaeenses nas contas com vencimento para janeiro de 2016. “Esse reajuste fará com que equilibremos as contas, pois tivemos um aumento em várias despesas, entre dezembro de 2014 a junho de 2015, de 57% na tarifa de energia elétrica, 35% nos insumos para tratamento de água e aumento de 14% no valor de combustível, em contra partida, neste mesmo período, tivemos uma queda na arrecadação de 5,3%”, disse Rodrigo Guarçoni, que afirmou que toda reserva financeira que o DEMSUR tinha até o início ficou comprometida com esses aumentos de despesas.

Com o reajuste, os investimentos do DEMSUR em Muriaé não serão afetados. “Além do equilíbrio financeiro, vamos manter nossos investimentos (entre eles o novo espaço de Atendimento ao Público, a segunda fase do Aterro Sanitário Municipal, o desvio da adutora do Glória, o Centro Municipal de Zoonoses, além de participação nas obras de drenagem pluvial na Barra e Dornelas), as obras que estamos fazendo e nossa prestação de serviço de qualidade”, concluiu.

No intuito de equilibrar as contas, o DEMSUR já havia tomado várias providências internas, como o cancelamento de contratos com empresas terceirizadas, foram reduzidas horas extras, foram reduzidas compras de materiais, entre outras.

Último reajuste

O último reajuste na conta de água, esgoto e lixo havia entrado em vigor nas contas com vencimento em janeiro de 2015. Na ocasião, a tarifa de água foi reajustada em 6,59%, enquanto a tarifa de esgoto permaneceu em 55% do valor da tarifa de água e o valor unitário da coleta convencional de lixo passou a ser de R$ 0,80 para categoria residencial e pública e R$ 1,42 para a categoria comercial e industrial. Foi acrescido ainda o porcentual de 1,58%, que incide sobre o valor da tarifa de água e esgoto, referente à repasse pela cobrança pelo uso de Recursos Hídricos, conforme Resolução ANA 210/2002.

Fonte: Guia Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo