Totalmente revitalizado, Horto Florestal será reinaugurado em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

Um espaço renovado e completamente revitalizado. Assim está o Horto Florestal, uma das principais áreas de lazer ao ar livre de Muriaé e que, ao longo dos últimos meses, passou por diversas intervenções realizadas pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

As melhorias poderão ser conferidas pela população já nesta segunda-feira, 12 de outubro, quando o local sediará mais uma vez a tradicional fes01ta do Dia das Crianças. Antes do início das atividades, programado para as 9h, o prefeito Aloysio Aquino fará a reabertura oficial do espaço para os muriaeenses.

– É com grande satisfação que estamos entregando à população de Muriaé este trabalho de revitalização do Horto Florestal, que é provavelmente a maior área verde da nossa cidade. Há muito tempo o parque precisava desta renovação, e estou certo de que visitantes gostarão muito das melhorias que foram executadas – comemora Aloysio Aquino.

O trabalho de revitalização do Horto Florestal teve início em 2013, com o calçamento da via de acesso à parte superior da área, onde estão localizados o Parque Infantil Monteiro Lobato e a pista de bicicross. De lá para cá, foram feitas também a reativação do antigo aviário, com espécies variadas de pássaros e outras aves; a transformação das antigas jaulas de animais em almoxarifado; a construção do palco para eventos; a criação de banheiros para os visitantes; e o fechamento, com muro, da antiga cerca de arame que havia nos fundos do parque, garantindo, assim, que o acesso ao local seja feito exclusivamente pelo portão principal.

E não parou por aí. As mudanças aconteceram também na parte inferior do Horto, conforme explica a secretária municipal de Meio Ambiente, Juliana Guarino. “Revitalizamos toda a área de baixo do parque, onde o antigo Centro de Convivência passou a abrigar a sede da nossa secretaria e vai receber também o escritório do Instituto Estadual de Florestas”, informa. “Além disso, criamos um novo viveiro de mudas, cerca de três vezes maior que o que já havia, e fizemos uma nova área de estacionamento, totalmente arborizado, como o local pede”, finaliza.

Mesmo com a reinauguração, o Horto continuará recebendo novidades nos próximos meses. Segundo Juliana, já estão em andamento os projetos de criação da minifazenda, anexa ao aviário, com animais terrestres de pequeno porte, e de implantação do borboletário, que deverá ser localizado na área do antigo viveiro de mudas.

Festa das Crianças

A tradicional festa do Dia das Crianças deverá voltar a reunir milhares de pessoas no Horto durante a próxima segunda-feira. Os portões serão abertos às 8h30, e o início das atividades está programado para logo após a solenidade de reinauguração do parque florestal.

A programação inclui caminhada ecológica, bicicross, dança, perna-de-pau, cama elástica, escorregador, distribuição de pipoca e picolés, aulas de aeróbica e de plantio de mudas, contação de histórias e apresentações de capoeira, tae-kwon-do, palhaços, da boneca Emília e da Escola de Samba Santa Terezinha.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo