Vários pontos de Muriaé sofrerão alterações no trânsito

Guia Muriaé no WhatsApp

Mudanças no trânsito no Centro de Muriaé

O trânsito de vários pontos de Muriaé sofrerá modificações, com destaque para a Praça Coronel Pacheco de Medeiros (antiga praça da Prefeitura), no Centro. O objetivo, segundo o diretor do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (Demuttran), Mário Brambila, é melhorar a fluidez no tráfego, principalmente na hora de pico, e oferecer mais segurança para os que utilizam as vias.

A primeira etapa das alterações já está acontecendo. Os motoristas e motociclistas que seguem pela Rua Cel. Domiciano, sentido à Matriz São Paulo e precisam contornar a praça para acessar a Rua Efigênia de Freitas e descer para a Avenida Juscelino Kubitschek, já podem observar que dois cavaletes já estão interditando a passagem. “Quem trafegava nesta rua em direção à Avenida JK, podia fazer um ‘balão’ e entrar à esquerda, saindo na avenida. Fechamos esta passagem em razão do gargalo nos horários de pico. Neste local, já está proibida a conversão à esquerda. Está permitido apenas para veículos que sobem pela Rua Barão do Monte Alto”, explicou.

De acordo com o diretor, a medida visa “desafogar” o trânsito, que é intenso no cruzamento envolvendo a saída da praça, sentido à JK, com as ruas Barão do Monte Alto e Arthur Bernardes. “As mudanças do trânsito no entorno da praça serão importantes para proporcionar um trânsito mais livre, a fim de facilitar o fluxo de veículos e oferecer mais segurança para os pedestres”, disse, explicando que para se chegar a esta conclusão, foi feito um estudo ao longo de três meses.

Quem estiver trafegando na Coronel Domiciano e precisar se deslocar para a JK, a opção é seguir pela Av. Constantino Pinto, na Armação, ou pela Afonso Canêdo e Dr. Alves Pequeno, até à Praça João Pinheiro. Muitos motoristas não agradaram da modificação, mas Brambila enfatizou que esta alteração era necessária. “Temos que tratar o trânsito de Muriaé como de grandes cidades. Sabemos que estes tipos de mudanças trazem transtornos, mas os benefícios são maiores. É mais rápido dar a volta quando se tem um trânsito livre do que passar por entroncamentos engarrafados”, frisou.

Brambila explicou que em breve haverá outra rota, mais curta, para acesso à “beira rio”. A Rua Dr. Alves Pequeno terá suas duas faixas em sentido único à Praça João Pinheiro, sendo a via da esquerda destinada aos veículos que estejam seguindo para a Rua Antônio Canêdo e poderão cruzar a Barão do Monte Alto, acessando a Rua Dr. Olavo Tostes, que terá seu sentido alterado, possibilitando a ligação com a Av. JK.

Outros pontos da praça sofrerão alterações. A rotatória será diminuída e o canteiro de obras, retirado. Os pedestres também deverão ficar atentos, pois será feito um recuo no início da Rua Cel. Domiciano, para alargar a via na área em que atualmente está instalado o ponto de ônibus, que ficará um pouco mais abaixo, perto da agência dos Correios. “Chegamos à conclusão de que, com estas medidas, teremos um fluxo mais leve, no sentido de ‘desafogar’ o trânsito no Centro da cidade”, contou.

Mudanças em outros bairros

Outros pontos da cidade também sofrerão mudanças no trânsito, como perto da Casa de Saúde Santa Lúcia, na Escola São Paulo e no túnel que liga os bairros Barra e Dornelas.

Perto do túnel do Dornelas será instalada uma rotatória para definir de quem é a preferência. “Há uma grande dúvida por parte de motoristas e pessoas que trafegam naquela localidade”, afirmou Brambila. Uma placa sinalizando parada obrigatória e “Dê Preferência” nos sentidos também serão instaladas. A mudança deve acontecer nos próximos 30 dias.

Mário Brambila anunciou também um recuo no calçadão da Escola São Paulo, onde será regulamentada e devidamente sinalizada uma área para estacionamento de veículos de transporte escolar e carros de pais que levam os filhos ao colégio. Outra alteração visando aliviar o trânsito no trecho será a proibição de estacionamento em frente à escola, por baixo do muro da Matriz São Paulo.

O trevo da Casa de Saúde Santa Lúcia, outro local que gera insatisfação nos condutores, terá a rotatória diminuída. A pista da Av. JK. sentido ao Terminal Rodoviário será dividida em duas, nas proximidades do trevo. A faixa da direita será destinada para quem vai acessar a ponte ou seguir reto em direção à rodoviária, e a outra, à esquerda, para veículos que estejam seguindo para a Rua Efigênia de Freitas, sentido à Praça Coronel Pacheco de Medeiros.

Fonte: A Notícia
Foto: Guia Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

7 Comentários

  1. Queria ver a conclusão dos estudos assim como uma prova lógica que acontece, de fato, o afogamento do trânsito na rotatória da antiga paça da prefeitura e se realmente não contribui com o maior “afogamento” de trânsito para aqueles que estão indo em direção ao centro passando pelo shopping ou até mesmo indo ao Hospital e que tipo de segurança isto fornece ao condultor.
    Não satisfeito, queria também uma justificativa, também lógica, do motivo de “até hoje” não ter sido feito nenhuma obra ou instalado nenhum indicador no serviço mal-feito próximo ao túnil do Dornelas. Acredito que, especificamente naquele local, já deveria ter sido realizado uma manutenção preventiva, pois foi vergonhoso para cidade uma falha tal como aquela estar naquela forma até hoje.
    Sou revoltado por morar em Muriaé, não somente pelo perigo a vida mas também a falta de atenção dos orgãos públicos nos quais aplicamos nosso dinheiro e não vemos o retorno. Precisamos de agilidade e competência, chega de “conversa fiada”.

  2. Qual a formação deste Senhor Brambila? É um engenheiro de trânsito profissional? Este senhor possui ao menos segundo grau completo para exercer tal cargo de tamanha responsabilidade e complexidade? Gostaria de saber para aí sim acreditar que estudos e mudanças feitas serão efetivas.

  3. Só uma pergunta esse Mario entende o quê de trânsito? Qual sua formação? Porque palpitar é facil dificil é acertar. No caso em questão percebo que as mudanças são puro chute, ou seja, é o tal de vê se cola se colar ok, senão mais um bingo. Uma vergonha. a prefitura deveria contratar um especilista em trânsito não aceitar opinão de curiosos que estão ali só por causa de politica que na verdade não agregam em nada só atrapalham. UMA VERGONHA. Aliás o prefito deveria colocar alguém da familia dele porque a prefeitura se transformou em uma empresa familiar. Dado o recado, espero que publiquem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo