Curso de Costura Industrial gera oportunidades em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

O curso de Costura Industrial, realizado em parceria entre a Prefeitura, por meio do Programa Acessuas Trabalho, e a Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec Lab), apresentou seus primeiros resultados em apenas um mês de realização.

Nele, os alunos conhecem os equipamentos básicos de uma confecção e aprendem a utilizar as máquinas de costura industrial. A iniciativa oferece aos muriaeenses, de forma gratuita, capacitação para o mercado de trabalho.

Foi essa primeira etapa do curso que motivou o aluno André Lacerda, que estava desempregado, a criar seu próprio negócio e aplicar, na prática, o que está aprendendo em sala de aula. Ao iniciar o curso, André pesquisou sobre o programa federal do Microempreendedor Individual, fez seu cadastro e começou a produzir panos de pratos. “Com a oportunidade de fazer um produto é que veio a possibilidade de me tornar um microempreendedor. Então pesquisei bastante e já tinha um conhecimento básico por ter trabalhado em diversas empresas em Muriaé”, conta André.

A produção de panos de pratos iniciou em duas semanas e o aluno já conseguiu produzir e vender 120 peças. André está realizando sozinho todo o processo de fabricação, como a compra da matéria-prima, atendimento aos fornecedores e clientes e a venda do produto. “É um curso muito bom. Ele é 100% prático e as orientadoras nos possibilitam conhecer bem a profissão. Ampliei minha visão sobre as oportunidades no mercado de trabalho e as iniciativas próprias”, completa.

Prefeitura investe em cursos para oferecer oportunidades a muriaeenses

As aulas, que começaram em novembro e têm previsão de término em abril, contam com a participação de 52 pessoas – sendo 40 no Curso de Costura Industrial e 12 alunos no Curso de Patchwork. Neles, os participantes aprendem noções teóricas e práticas de confecção de diversas peças e vestuário.

Em 2017, a Prefeitura promoveu outros cursos de capacitação, como o de Cuidador de Idosos e o de Mecânica de Máquinas de Costura, para oferecer novas oportunidades no mercado de trabalho. “Queremos nossa gente trabalhando, produzindo e gerando emprego e renda. Proporcionar novos caminhos aos muriaeenses é o nosso objetivo”, diz o prefeito Grego.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo