Enem 2012 – Ministro garante estar tudo pronto e renova alerta sobre horário

Guia Muriaé no WhatsApp

Enem 2012

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, ressaltou nesta sexta-feira, 2, em entrevista coletiva, em Brasília, que tudo está pronto para que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste fim de semana seja realizado com segurança e tranquilidade pelos 5,7 milhões de participantes. Ele salientou que o gabarito das provas será divulgado até quarta-feira, 7.

“Tudo ocorreu conforme o esperado, dentro do maior rigor, com eficiência e precisão, desde o momento da elaboração das provas até o estabelecimento dos locais onde será aplicado o exame”, garantiu.

De acordo com Mercadante, há mais de 1 milhão de vagas nas instituições de educação superior brasileiras. Em 1997, apenas 0,5% da população pobre do país chegava ao ensino superior. Hoje, são 4,2%. “A raiz da desigualdade está na sala de aula”, afirmou o ministro. Ele observou que, no Brasil, os negros faziam parte dessa parcela menos atendida — só 4% entravam na universidade, percentual que hoje subiu a 18%. “O Enem é a melhor oportunidade que o Brasil já criou para democratizar o acesso à educação superior”, disse. “É o segundo exame do planeta, não é uma tarefa qualquer, pois envolve alta complexidade.”

O Enem de 2012 será realizado neste sábado, 3, e no domingo, 4, em todo o Brasil. “Eu me sinto como se estivesse eu mesmo fazendo o vestibular”, disse o ministro. “Dá aquele frio na barriga, mas estamos na torcida e com expectativa de grande sucesso.”

Mercadante e Costa recomendaram aos participantes que fiquem atentos à hora da prova — 13 horas, de Brasília –, principalmente em razão do horário de verão, e aproveitem o feriado desta sexta-feira, 2, para tomar conhecimento previamente do percurso até o local de prova. Nos dois dias, os portões serão abertos às 12 horas, de Brasília.

Fonte: MEC

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo