Escolas da rede estadual de Minas se preparam para a volta às aulas

Guia Muriaé no WhatsApp

O período de férias chega ao fim e as escolas da rede estadual se preparam para receber seus alunos. A partir da próxima segunda-feira (03), aproximadamente 2,2 milhões de alunos voltam às salas de aulas das escolas estaduais. Enquanto os alunos aproveitam essa última semana de folga, as equipes das escolas fazem os preparativos para recebê-los na segunda-feira.

“Até o início do calendário escolar de 2014, dia 3 de fevereiro, as escolas já deverão ter organizado a enturmação dos alunos. A grande novidade esse ano é a universalização do Reinventando o Ensino Médio, então todas as escolas já estão organizando as suas turmas. No primeiro dia, quando o estudante chegar à escola, terá início o ano letivo de 2014, então ele já saberá em que turma vai ficar. Para as escolas, as orientações são as mesmas do ano passado: observar todo o cumprimento do calendário, a proposta curricular e todo o projeto pedagógico da escola”, ressalta a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos. A Resolução da Secretaria de Estado da Educação nº 2.442 é o documento que dá aos diretores e equipes das escolas a lista do eu deve ser feito até a chegada dos alunos na escola.

Na Escola Estadual José Gorutuba, no município de Janaúba, o trabalho é intenso essa semana. A diretora da instituição, Ângela Maria Lacerda Guimarães, e sua equipe preparam os últimos detalhes para que tudo esteja no lugar quando receberem os 1.410 alunos dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio no dia 3.

“Todo ano convido os vice-diretores para montarmos as turmas e distribuirmos alunos e professores. Hoje estamos montando os horários. Fomos uma das 122 escolas que foram inseridas no Reinventando o Ensino Médio em 2013 e nossa escola está também montando o seminário de percurso para os alunos do 1º ano, que escolherão sua área de empregabilidade”, conta Ângela. Sua escola oferece as áreas de empregabilidade Turismo, Tecnologia da Informação e Empreendedorismo e Gestão.

Não é só a diretora e vices que trabalham para deixar a escola pronta até segunda-feira. Ângela convidou professores, alunos e ex-alunos para prepararem a escola. “A escola já está toda pintada, com cartazes e estamos limpando tudo para o início das aulas”, diz a gestora, que acredita ser importante esse envolvimento da comunidade e escola. “Quando eles limpam cuidam melhor da escola depois”.

O primeiro dia de aula dos alunos também está sendo planejado. “Vamos dar início com uma palestra ou outra atividade diferente. Sempre fazemos isso para deixar os alunos mais interessados. Fazemos também uma apresentação dos professores do pátio. Logo após essas atividades eles vão para as salas de aula”.

Fonte: Agência Minas

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo