Governo Federal lança editais para graduação no exterior

Guia Muriaé no WhatsApp

Governo Federal lança editais para graduação no exterior

O Governo Federal acaba de lançar editais para seleção de estudantes de ensino superior que desejarem cursar parte da graduação no exterior através do Programa Ciência sem Fronteiras. O objetivo é promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

As vagas são para os seguintes países: Alemanha, Austrália, Canadá, Coréia, Estados Unidos, Holanda e Reino Unido e estão disponíveis para os alunos matriculados nas áreas prioritárias definidas pelo Programa.

As inscrições serão efetuadas exclusivamente online e o prazo encerra-se às 23:59h do dia 14 de setembro de 2012 e a Assessoria de Relações Internacionais dará suporte necessário para a submissão das candidaturas através dos telefones (32) 3216-2475, (32) 3216-2611, (32) 8875-0594, e-mail [email protected], bem como com o atendimento presencial na Rua Delfim Moreira 285, no Granbery/Juiz de Fora, no prédio anexo da Reitoria do IF Sudeste MG onde a Assessoria de Relações Internacionais desempenha suas atividades.

Assim como nas propostas anteriormente lançadas, será fundamental a obtenção do teste de proficiência em língua inglesa (na maioria dos casos, com exceção da Alemanha – proficiência em alemão – e Canadá francófono – proficiência em francês) que apenas são aceitos o TOEFL e o IELTS.

Os alunos selecionados terão todas as despesas custeadas pelo Programa e incluindo passagem aérea (ida e volta), seguro médico, bolsa mensal (890 dólares ou euros, dependendo da localização da instituição de destino). As taxas escolares cobradas em alguns países, mesmo em instituições públicas, são também custeadas com os recursos disponibilizados pelo Programa Ciência sem Fronteiras.

Os alunos aprovados irão apenas arcar com as despesas de emissão de passaporte e emissão de vistos para a permanência no país, e serão orientados e acompanhados pela Assessoria de Relações Internacionais do IF Sudeste MG.

“Neste ano, o IF Sudeste MG teve oito alunos aprovados no Programa Ciência sem Fronteiras e eles cursarão parte de seus estudos de graduação no Canadá (Camosun College- Victoria/BC), Portugal (Instituto Politécnico de Bragança – Bragança – e Instituto Superior Técnico – Lisboa), Bélgica (KU Leuven University) e Itália (Università di Pisa). Todos os alunos atualmente matriculados nos câmpus Barbacena, Juiz de Fora e Rio Pomba. Cinco deles embarcarão ao longo deste mês de agosto e os outros três estão com viagem marcada para fevereiro de 2013”, afirma Wagner Belo.

Para ter acesso aos editais, clique no link.

Fonte: Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo