Professores do IF Muriaé vão conhecer laboratórios de física na Europa

Guia Muriaé no WhatsApp

Os professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), do Campus Muriaé, Carla Gomes Teodoro Fernandes e Delton Wagner Teixeira foram selecionados para conhecer os mais importantes laboratórios de pesquisa de física do mundo.

A iniciativa, da Sociedade Brasileira de Física (SBF), é destin ada a educadores do Ensino Médio. Carla e Delton estão entre os 25 professores selecionados. A Escola De Física do CERN (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares), na Suíça, e o Laboratório Instrumental de Partículas de Portugal estão no roteiro da viagem. A ida à Europa será no dia 24 de agosto. Confira como foi a seleção​ no site da SBF.

Para o professor Delton Wagner Teixeira, é “indescritível o tamanho da alegria em conhecer o CERN”. Segundo ele, as maiores descobertas ou confirmações experimentais de previsões da Física Teórica aconteceram no CERN.

O professor acredita que a viagem renderá bons frutos para o IF Sudeste MG, e, especialmente para o Campus Muriaé. “Penso que o maior legado que trarei para o Câmpus, para os alunos e para Muriaé será a divulgação do que se produz no CERN, através da emoção de ter vivenciado o que há de mais moderno em Física de Partículas e Cosmologia, isto é um forma de popularizar a ciência pura. Tal aproximação poderá despertar nos estudantes o interesse por pesquisa, e quem sabe, a vontade de seguir a carreira científica. Para a comunidade como um todo, poderei falar sobre a importância de se fazer pesquisas em Física”, avalia Delton.

O professor se diz muito ansioso e aproveita o tempo até a viagem para ler sobre o CERN e os trabalhos feitos lá. “A intenção é chegar o mais preparado possível para assim aproveitar ao máximo os novos conhecimentos que serão passados nas palestras, oficinas e visitas a cada laboratório”, explica ele.

Carla Gomes Teodoro Fernandes também está ansiosa. “Esta é uma grande oportunidade em minha vida e eu não poderia deixar escapar. Foi com muita alegria que recebi a informação de que fui aprovada entre os 20 professores brasileiros selecionados para participar da edição da escola de Física do CERN em 2016”, avalia ela.

A professora comenta sobre a relevância de fazer um curso num Centro de Pesquisas tão renomado. “O CERN é o maior Centro de Pesquisa em Física da atualidade e fazer um curso lá e ter acesso aos laboratórios será muito gratificante para minha vida profissional e pessoal”.

Além da oportunidade enquanto pessoa e profissional, Carla avalia a repercussão da viagem para o IF Sudeste MG. “Para nosso Instituto, especificamente o Campus Muriaé, a participação neste curso será um divisor de águas na área de Física, pois já gerou grande interesse entre nossos alunos”, afirma a professora.

Segundo Carla, a participação dos professores na Escola de Física do CERN deixará os alunos em contato com as pesquisas em Física e isso irá vai proporcionar o enriquecimento das aulas.

Fonte: IF Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo