Professores e educadores mineiros concorrem a bolsa de estudos no Japão

Guia Muriaé no WhatsApp

Estão abertas até o dia 6 de março as inscrições para programa de bolsas de estudos oferecido pelo Governo do Japão. Por meio do seu Ministério de Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT), o Japão oferece bolsas de estudos a professores e educadores de Ensino Fundamental e de Ensino Médio. O objetivo é que os selecionados realizem pesquisas em áreas relacionadas à educação, em uma universidade japonesa. A bolsa tem duração de um ano e seis meses, a partir de outubro de 2015, e inclui curso de língua japonesa, nos seis primeiros meses do programa, para os bolsistas que não têm domínio do idioma.

Para participar, os interessados devem ter nacionalidade brasileira; serem graduados por uma universidade ou escola de formação de professores (magistério); terem pelo menos cinco anos de experiência como professor do Ensino Fundamental ou Médio ou como orientador pedagógico, assistente educacional ou diretor de escola, na área pública ou privada; terem menos de 35 anos em 1º de abril do ano da viagem; terem conhecimento da língua inglesa ou japonesa, suficiente para apresentações acadêmicas e redação de trabalhos e relatórios; entre outras exigências. Outro pré-requisito é que os candidatos sejam residentes na jurisdição do Consulado do Japão: estados do Espírito Santo, Minas Gerais (exceto Triângulo Mineiro) e Rio de Janeiro.

Seleção e inscrições

O processo de seleção dos candidatos acontece em duas fases: na primeira, acontece análise do currículo e do plano de pesquisa; provas escritas de inglês e japonês; além de entrevista. Segundo informações do site do Consulado Japonês, as provas escritas de inglês e japonês são obrigatórias, mas será considerada a maior nota. Na segunda fase de seleção acontece o envio de documentos ao Japão para análise do MEXT.

Os documentos para inscrição, assim como o edital do processo seletivo, estão disponíveis no site do Consulado do Japão. Os documentos devem ser entregues pessoalmente ou pelos Correios. No caso de inscrição via correio, os documentos deverão chegar para análise até a data final da inscrição, que é no dia 6 de março.

Outras informações sobre o processo também estão disponíveis, de forma resumida, no documento “Detalhe da Seleção 2015”. No site do Consulado o interessado também encontra provas anteriores de inglês e japonês, além de links de sites sobre estudo e pesquisa no Japão.

Benefícios

O candidato selecionado terá direito a uma série de benefícios durante o período em que usufruir da bolsa oferecida pelo Governo do Japão. Entre eles estão passagem aérea ida e volta; isenção de taxas acadêmicas; valor mensal em dinheiro, para custear as despesas do bolsista, inclusive moradia, alimentação, transporte, no valor de ¥ 143.000 ienes mensais, o que equivale a cerca de R$ 3,4 mil.

Fonte: Agência Minas

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo