Segunda-feira de volta as aulas para cerca de 2,3 milhões de alunos da rede estadual

Guia Muriaé no WhatsApp

Alunos voltaram as aulas

As 3.702 escolas estaduais voltam a ser palco de diversas atividades a partir desta segunda-feira (4), com o início do ano letivo de 2013. Cerca de 2,3 milhões de alunos que vão cursar ensinos fundamental e médio regular, e a modalidade de Educação de Jovens e Adultos retomam ou iniciam os trabalhos em sala de aula. Desse total, 72,5 mil alunos iniciam o primeiro ano do ensino fundamental.

“Recebemos com muita alegria todas as nossas crianças e jovens que continuam ou iniciam os seus estudos em nossa rede. As boas vindas também vão para os nossos professores e demais servidores. Que as famílias sejam próximas da escola, pois essa parceria faz diferença, resultando em um percurso escolar bem sucedido para os nossos alunos”, destaca a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola.

Apesar de o ano letivo estar no início, os estudantes já contam com uma programação diversificada para 2013. Além das Provas do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), previstas para o segundo semestre, os estudantes ainda participarão dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) e de olimpíadas dos conhecimentos, como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), em que Minas ocupa o primeiro lugar há seis anos consecutivos. Outra atividade que não deve faltar na programação é a Mostra dos Conservatórios Estaduais de Músicas.

Ano letivo

Durante o ano, os alunos da rede estadual terão que cumprir uma jornada de 200 dias letivos. Para os estudantes que irão cursar os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), esses dias representam uma carga horária de 800 horas de aula. Já para os alunos dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e do ensino médio, a carga horária constará de 833 horas e 20 minutos. A previsão é de que os dias e as horas/aula sejam cumpridos até o dia 17 de dezembro, data marcada para o encerramento do ano letivo.

Ampliação do Reinventando

Das 133 escolas participantes do Projeto Reinventando o Ensino Médio, 122 integram o projeto pela primeira vez este ano. Para todas as 133 escolas, a carga horária será diferenciada. Dentro dos 200 dias letivos, os alunos deverão cumprir uma carga horária de 1.000 horas. Nesse projeto, além dos Conteúdos Básicos Comuns do ensino médio, os estudantes possuem aulas de conteúdos voltados para áreas de empregabilidade, como Comunicação Aplicada, Tecnologia da Informação e Meio Ambiente e Recursos Naturais.

PIP nos municípios

A partir de 2013, as redes municipais de ensino também poderão participar do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), desenvolvido com os alunos do ensino fundamental nas escolas estaduais.

Para os municípios, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) oferecerá ações como capacitação continuada da equipe pedagógica e gestora do PIP, material didático-pedagógico e apoio à gestão pedagógica de cada escola.

Para a participação no PIP, os municípios tiveram que assinar até o último dia 30, o termo de adesão ao programa. A extensão do Programa de Intervenção Pedagógica aos municípios faz parte de uma estratégia de compartilhamento de programas e iniciativas do Governo de Minas em diversas áreas da gestão pública, destinadas a incentivar e apoiar as administrações municipais.

Os municípios que tiverem feito a adesão ao Programa de Intervenção Pedagógica deverão formar uma equipe pedagógica na Secretaria Municipal de Educação.

Rede Física

Várias escolas mineiras vão começar o ano letivo de cara nova. Apenas no ano de 2012, a Secretaria de Estado de Educação investiu R$ 407,8 milhões na melhoria da infraestrutura escolar. Foram construções de novos prédios, obras de reforma e/ou ampliação, construção de quadras, compra de mobiliários e equipamentos novos, além de uma parcela que foi investida em convênios com redes municipais de educação.

Copa das Confederações

O Calendário Escolar de 2013 também prevê alguns ajustes devido a Copa das Confederações, que será realizada no período de 15 a 30 de junho, no Brasil. Nos dias 17 e 26 desse mês, datas nas quais serão realizados os jogos da fase de grupos da Copa das Confederações no Mineirão, em Belo Horizonte, não haverá aulas nas escolas estaduais de Belo Horizonte. A capital mineira será uma das seis sedes da competição.

No dia 17/06, que será em uma segunda-feira, o Mineirão vai receber o jogo do Taiti X Campeão Africano, a ser definido em fevereiro de 2013, pelo Grupo B. O jogo está marcado para as 16h. Já no dia 26/06, que será em uma quarta-feira, Belo Horizonte receberá o jogo Japão X México, partida a ser realizada pelo Grupo A, também às 16h.

Fonte: Agência Minas

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo