Cine Sesc divulga nova programação em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

O Cine Sesc, iniciativa que promove circulação, difusão e acesso a produções cinematográficas nacionais e internacionais, traz em setembro um novo tema: Regimes ditatoriais em territórios mundiais. Em Muriaé, serão exibidos 13 filmes, de 3 de setembro a 26 de novembro. As sessões, gratuitas, serão realizadas no Sesc Muriaé (BR 356, 4.555, bairro Leblon), sempre às quintas-feiras, às 18h. O evento é aberto a todos os interessados.

Em 2015, a programação temática começou em junho, com Essas questões do amor. Em julho, Passado: memória presente. E em agosto, Mestres do Cinema 1: Orson Welles. O novo tema, Regimes ditatoriais em territórios mundiais, traz trabalhos dos diretores Pablo Larraín, Camilo Tavares, Emir Kusturica, Benjamín Ávila e Stefan Ruzowitzky. Os filmes a serem exibidos são: No (Chile/EUA, 2012); O dia que durou 21 anos (Brasil, 2013); Quando papai saiu em viagem de negócios (Sérvia, 1985); Infância Clandestina (Espanha/Argentina/Brasil, 2012); Os falsários (Áustria/Alemanha, 2008).

A partir de outubro, o tema será comemorativo: Especial mês das crianças, mas adulto também vai gostar. Quatro filmes compõem a segunda temporada: A guerra dos botões (França, 2011); Zarafa (França, 2012); Meu amigo Storm (Dinamarca, 2010); O menino da Floresta (França, 2012).

Já em novembro, o Cine Sesc encerra a programação do ano com o tema E se o final não for feliz?. Serão exibidos os filmes: O que eu mais desejo (Japão, 2012); Soberba (EUA, 1942); A criança (França, 2004); Obsessão (EUA, 2013).

Mais informações: (32) 3511-7107.

Programação até novembro

03/09: No (Chile/EUA, 2012)

Sinopse: Chile, 1988. Pressionado pela comunidade internacional, o ditador Augusto Pinochet aceita realizar um plebiscito nacional para definir sua continuidade ou não no poder. Acreditando que esta seja uma oportunidade única de pôr fim à ditadura, os líderes do governo resolvem contratar René Saavedra (Gael García Bernal) para coordenar a campanha contra a manutenção de Pinochet. Com poucos recursos e sob a constante observação dos agentes do governo, Saavedra consegue criar uma campanha consistente que ajuda o país a se ver livre da opressão governamental.

10/09: O dia que durou 21 anos (Brasil, 2013)

Sinopse: Este documentário mostra a influência do governo dos Estados Unidos no Golpe de Estado no Brasil em 1964. A ação militar que deu início à ditadura contou com a ativa participação de agências como a CIA e a própria Casa Branca. Com documentos secretos e gravações originais da época, o filme mostra como os presidentes John F. Kennedy e Lyndon Johnson se organizaram para tirar o presidente João Goulart do poder e apoiar o governo do marechal Humberto Castelo Branco.

17/09: Quando papai saiu em viagem de negócios (Sérvia, 1985)

Sinopse: Iugoslávia, 1948. Garoto vive drama com o desaparecimento de seu pai, que se encontra preso, e enfrenta problemas familiares, sem compreender o que realmente está acontecendo à sua volta.

24/09: Infância Clandestina (Espanha/Argentina/Brasil, 2012)

Sinopse: Argentina, 1979. Da mesma forma que seu pai (César Troncoso), sua mãe (Natalia Oreiro) e seu querido tio Beto (Ernesto Alterio), Juan (Teo Gutiérrez Romero) leva uma vida clandestina. Fora do berço familiar, ele é conhecido por um outro nome, Ernesto, e precisa manter as aparências pelo bem da família, que luta contra a ditadura militar que governa o país. Tudo corre dentro da rotina, até ele se apaixonar por Maria, uma colega de escola. Sonhando com voos mais altos ao seu lado, ele passa por cima das rígidas regras familiares para poder ficar mais tempo com ela.

01/10: Os falsários (Áustria/Alemanha, 2008).

Sinopse: Após ser preso e levado a um campo de concentração, em 1944, Salomon Sorowitsch (Karl Markovics) concorda em ajudar os nazistas em uma operação de falsificação criada para financiar os esforços de guerra. Nesse processo, mais de 130 milhões de libras esterlinas foram impressas. Como o Reich sabia que o fim da guerra estava próximo, ordenou que fossem impressas notas na moeda dos inimigos da Alemanha. A intenção era que essa atitude minasse a economia dos países e, ao mesmo tempo, ajudasse os cofres alemães. Tratava-se da Operação Bernhard, que contou com a participação de prisioneiros de diversos campos de concentração.

Outubro – Tema: Especial mês das crianças, mas adulto também vai gostar

08/10: A guerra dos botões (França, 2011)

Sinopse: em uma aldeia no sul da França, 1960. Um grupo de meninos, com idades entre 7 a 14 anos, é liderado por Lebrac (Vincent Bres) numa guerra contra as crianças da aldeia vizinha. Trata-se de uma batalha tradicional, realizada há gerações pelos jovens das duas aldeias. Eles lutam pela honra e lealdade, mas utilizam-se dos meios necessários para vencer. O exército de pequenos homens tenta de todas as formas não ser percebido por pais e mães, o que é complicado quando voltam para casa com as roupas rasgadas e sem botões.

15/10: Zarafa (França, 2012)

Sinopse: Sob um baobá, um velho conta às crianças a história da amizade entre Maki, de apenas 10 anos, e Zarafa, uma girafa órfã. O animal foi dado ao rei francês Charles X por Muhammad Ali, do Egito. Em meio a uma longa jornada que vai do Sudão até Paris, Maki e Zarafa vivem diversas aventuras.

22/10: Meu amigo Storm (Dinamarca, 2010)

Sinopse: Um cachorro: aquele era o amigo que Freddie precisava. Ele tinha o pai, mas não queria preocupá-lo com seus problemas. Aos poucos, fica claro que Storm não era um cachorro comum e que, assim como Freddie, ele tinha habilidades especiais. Foi um longo e difícil caminho até que os dois pudessem ficar juntos e mostrar o que eram capazes de fazer.

29/10: O menino da Floresta (França, 2012)

Sinopse: A família Courge vive isolada na floresta. Enquanto o pai, tirânico (voz de Jean Reno) impede o filho de sair do local, o pequeno (voz de Lorànt Deutsch) cresce como um selvagem, sem saber da existência de um mundo exterior. As únicas amizades do garoto são os fantasmas da natureza, até o dia em que um evento inesperado o força a sair da floresta. Lá fora, ele descobre a existência de um vilarejo e de uma garotinha chamada Manon.

Novembro – Tema: E se o final não for feliz?

05/11: O que eu mais desejo (Japão, 2012)

Sinopse: Na ilha japonesa de Kyushu, dois irmãos são separados após o divórcio dos pais. O mais velho, Koichi, foi morar com sua mãe na casa dos avós, localizada no sul da ilha, numa área campestre perto do preocupante vulcão Sakurajima. O irmão mais novo, Ryunosuke, manteve-se com o pai, guitarrista, no norte da ilha, região moderna e industrializada. Durante uma aula, Koichi descobre com os amigos que a chegada do Trem Bala à ilha poderá mudar o destino dos habitantes locais, já que a crença popular diz que milagres acontecem quando dois trens se cruzam. Assim, o garoto decide orquestrar um plano para ver o cruzamento dos trens e concretizar seu desejo mais profundo: ver o vulcão entrar em erupção e destruir sua parte da ilha, para que ele, a mãe e os avós sejam obrigados a morar com o pai – reunindo novamente sua família.

12/11: Soberba (EUA, 1942)

Sinopse: Indianápolis, final do século XIX. A família Amberson se revela relutante em acompanhar as transformações que a rodeiam. Uma mulher desperdiça sua vida ao deixar de se casar com sua grande paixão por dois motivos: o primeiro foi uma serenata na qual houve um pequeno acidente, que fez com que ela se sentisse ridícula e acabasse se casando com um homem que não amava. O segundo foi a interferência do único filho na vida da mãe, quando este homem, agora viúvo assim como ela, tenta se reaproximar.

19/11: A criança (França, 2004)

Sinopse: Sonia (Débora François) é uma jovem de 18 anos, que acabou de dar à luz a um menino. Bruno (Jérémie Renier), o pai, com 20 anos de idade, vive de pequenos roubos cometidos por ele e seus comparsas adolescentes. Os dois veem de maneira bem diferente o significado da chegada desta criança, sendo que os atos de Bruno em relação ao filho colocarão o casal diante de sérios dilemas sobre suas existências.

26/11: Obsessão (EUA, 2013)

Sinopse: Ward (Matthew McConaughey) é jornalista de um grande jornal e precisa retornar para sua pequena cidade para fazer a cobertura da prisão de Hillary Van Wetter (John Cusack), acusado e condenado à morte pelo assassinato do xerife local. Os problemas começam quando Jack (Zac Efron), seu irmão mais novo, começa a se envolver com Charlotte (Nicole Kidman), mulher misteriosa e mais velha, que mantinha contato com o prisioneiro.

Fonte: Sesc MG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo