Cine Sesc propõe reflexão sobre envelhecimento

Guia Muriaé no WhatsApp

O envelhecimento da população brasileira é um fato irreversível e que deverá se acentuar no futuro próximo. A trajetória de envelhecer e as sutilezas aprendidas durante a vida são o pano de fundo do ciclo de abril do Cine Sesc, que tem como eixo temático A sutileza da experiência.

Um recorte de quatro filmes propõe reflexões e discussões s obre o envelhecer. Girimunho, filme mineiro de Helvécio Marins e Clarissa Campolina, é um bonito registro sobre vida, morte, lembranças e transformação. O fim e o princípio, de Eduardo Coutinho, é um documentário com um olhar sutil e sensível para personagens do sertão da Paraíba, que compartilham histórias marcantes.

As sessões já começaram e vão até 29 de abril, conforme programação nas unidades, nos links a seguir. No interior do estado, o circuito Cine Sesc ocorre, simultaneamente, em 16 unidades. São elas: Sesc Almenara, Araxá, Bom Despacho, Governador Valadares, Januária, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Muriaé, Paracatu, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santos Dumont, Uberaba e Uberlândia.

Além do interior, o circuito também é realizado em BH e na Região Metropolitana, nas seguintes unidades: Sesc Contagem-Betim, Desportivo, Floresta, Santa Luzia, Sete Lagoas, Tupinambás e Venda Nova.

Cine Sesc em Muriaé

Na unidade de Muriaé, as sessões começam nesta quinta-feira (6). O horário de início da exibição é sempre às 18h. A entrada é gratuita.

Confira a programação:

06/04 – A grande beleza

Paolo Sorrentino | Itália | 2013 | 127min | Classificação 14 anos

A história de um jornalista já idoso, que amargamente relembra sua apaixonada e perdida juventude. Em Roma, durante o verão, o escritor Jep Gambardella (Toni Servillo) reflete sobre sua vida. Ele tem 65 anos de idade, e desde o grande sucesso do romance ‘O Aparelho Humano’, escrito décadas atrás, ele não concluiu nenhum outro livro. Desde então, a vida de Jep se passa entre as festas da alta sociedade e os luxos e privilégios de sua fama. Quando se lembra de um amor inocente da sua juventude, Jep cria forças para mudar sua vida, e talvez voltar a escrever.

13/04 – O artista e a modelo

Fernando Trueba | Espanha | 2012 | 105min | Classificação 14 anos

Marc Cros, um escultor idoso, vive com sua esposa Lea, no sul da França, a salvo da guerra que se trava à distância. Ele parece estar chegando ao fim de sua vida e da sua arte. Um dia sua esposa dá abrigo a uma bela jovem espanhola, fugida da guerra de seu país, chamada Mercé. Marc logo entende que a garota que concorda em posar para ele, inspira-o e ele não tem escolha a não ser embarcar nesta última artística (e sensual) aventura…

27/04 – O fim e o princípio

Eduardo Coutinho | Brasil | 2005 | 110min | Classificação 12 anos

Sem pesquisa prévia, sem personagens, locações nem temas definidos, uma equipe de cinema chega ao sertão da Paraíba em busca de pessoas que tenham histórias para contar. No município de São João do Rio do Peixe a equipe descobre o Sítio Araçás, uma comunidade rural onde vivem 86 famílias, a maioria ligada por laços de parentesco. Graças à mediação de uma jovem de Araçás, os moradores – na maioria idosos – contam sua vida, marcada pelo catolicismo popular, pela hierarquia, pelo senso de família e de honra.

Fonte: Sesc

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo