Cultura publica resultados dos editais das Bandas Civis de Minas Gerais



A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) publicou nesta quinta-feira (26), no Diário Oficial do Estado, o resultado dos dois editais que beneficiam bandas civis do Estado: o Edital de Instrumentos e o Edital de Aquisição de Uniformes e Indumentárias. Ambos têm o objetivo de preservar uma das mais tradicionais manifestações culturais de Minas que são as bandas civis.

O Edital de Instrumentos é destinado a proponentes de projetos ao Bandas de Minas – Programa de Apoio às Bandas Civis de Música do Estado. Serão distribuídos aproximadamente 500 instrumentos, tais como: flauta transversal, clarinete, requinta, sax alto, sax tenor, sax soprano, sax barítono, sax horn, trompete, trompa, trombone de vara, trombone de pisto, bombardino, bombardão, sousafone, par de pratos, caixa de guerra, bumbo e surdo.

Já o Edital de Aquisição de Uniformes e Indumentárias tem o objetivo de apoiar as bandas civis de música do Estado com a doação de um prêmio em dinheiro, que deverá ser utilizado na aquisição de uniformes e indumentárias para músicos, como forma de contribuir para a manutenção e aperfeiçoamento dos conjuntos. São distribuídos neste edital, ao todo, 10 prêmios no valor de R$ 8.000 cada. No Edital de Instrumentos de 2013, a Secretaria de Estado de Cultura recebeu 251 projetos, sendo que 100 foram aprovados. Já no Edital de Uniformes de 2013, 184 propostas foram encaminhadas à SEC.

Minas possui 721 bandas cadastradas na Secretaria de Estado de Cultura. Desse total, 556 corporações musicais, de 432 municípios, já foram beneficiadas com a entrega de 8.678 instrumentos de 2003 a 2013. Os recursos destinados ao programa, que tem parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig), chegam a R$ 6.742.988,26.

Fonte: Agência Minas / Foto: Arquivo/SEC

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.