Alunos do Clube da Maior Idade de Muriaé recebem graduações de Capoeira

Guia Muriaé no WhatsApp

A Prefeitura de Muriaé, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou na noite da última quarta-feira (19), na sede do Clube da Maior Idade, o “Festival Nacional de Capoeira – Muriaé das Gerais”, que consistiu na entrega de cordas e troca de graduações para 15 participantes do projeto de capoeira ofertado no Clube. O evento foi prestigiado por um grande público, incluindo o prefeito Aloysio Aquino, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Cláudia Aquino, por professores e mestres de capoeira e familiares dos idosos.

Em seu pronunciamento, o prefeito Aloysio Aquino destacou que a Administração Municipal tem buscado transformar a realidade das comunidades e que os grupos de capoeira são aliados nesse processo, pois promovem a inclusão, igualdade, cidadania e ressocialização, seja com crianças, adolescentes, jovens ou idosos. “Em virtude de sua riqueza de expressão, arte, musicalização e, principalmente, do seu aspecto de ludicidade, a capoeira contribui para ensinar o respeito, estimular a integração, incentivar potenciais, capacidades, a diversidade étnico-racial e social de cada indivíduo. Além disso, é essencial para o condicionamento físico, a flexibilidade e a coordenação motora. Enfim, são aspectos fundamentais para a saúde do ser humano em todas as idades”, analisou.

Já a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Cláudia Aquino, enfatizou que o Festival Nacional de Capoeira – Muriaé das Gerais é a demonstração do resultado brilhante do trabalho que a secretaria a qual é gestora tem realizado em parceria com os professores e mestres. “Agradeço aos capoeiristas profissionais pelo empenho e dedicação! Vocês são líderes, formadores de opinião e contribuem positivamente para despertar uma sociedade mais consciente e tolerante. Parabenizo aos alunos por concluírem com garra e dedicação mais uma etapa do curso de capoeira. O processo de transformação social surge através de projetos como este, que promovem a inclusão, a justiça e a fraternidade entre a sociedade”, acrescentou.

De acordo com a presidente do Clube, Regina Furtado, é gratificante ver as atividades sendo conduzidas com eficiência e uma nova etapa sendo concluída com sucesso. “Sinto-me honrada em poder trabalhar com os associados do Clube da Maior Idade. Agradeço à Cláudia pela confiança no meu trabalho e de toda equipe. O resultado pode ser apreciado por todos os muriaeenses. Sem dúvida essa é mais uma vitória para os idosos e para nós, que acompanhamos as suas atividades”, explicou.

O professor de capoeira Paulo Sérgio Guimarães (Babinha), que presta serviços na Prefeitura de Muriaé em oito diferentes projetos, dando contribuição à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social há 12 anos e ao Clube da Maior Idade há 10 anos, afirmou que trabalha com todas as faixas etárias, sendo que sua aluna mais velha possui 86 anos. “As aulas que presto no Clube são específicas para a idade deles, cada um faz os movimentos da maneira que consegue. Eles se envolvem muito e adoram a parte lúdica que trabalhamos. Desenvolvem o equilíbrio, a força e a socialização. É uma forma de evolução da saúde e da condição física. Agradeço ao prefeito Aloysio Aquino e à secretária de Desenvolvimento Social, Cláudia Aquino, pelo constante apoio, ao público que nos prestigia e aos alunos que se dedicaram muito”, disse Babinha.

O projeto de Capoeira do Clube da Maior Idade de Muriaé é realizado todas as quartas-feiras, às 16 horas.

Fonte: SDSM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo