Câmara Municipal de Muriaé institui Semana do Idoso e Política Antipichação

Guia Muriaé no WhatsApp

Durante a reunião da Câmara Municipal de Muriaé, realizada nessa terça-feira (9), foram aprovados vários projetos, os quais destacam-se os que instituem a Política Municipal Antipichação e o Calendário de Eventos Municipais de Muriaé com a “Semana Municipal de Atenção ao Idoso”.

A reunião contou com a participação do presidente da Câmara Municipal de São Francisco do Glória, Nicolau Pedrosa Mendonça, do coordenador da Pastoral do Trânsito, Sérgio Erondino, e do representante do Tiro de Guerra 04-016 de Muriaé, Antônio de Lima.

Vários vereadores também fizeram uso da tribuna.

Muriaé passa a ter uma política antipichação

O projeto de autoria do vereador Jair Abreu (PT) objetiva conter a poluição visual provocado pela pichação de bens públicos e privados no Município por meio de uma política que deve ser implementada pelo Executivo.

Esta política deve objetivar recuperar e promover a qualidade visual do ambiente urbano no Município, por meio de combate à pichação, bem como a punição dos pichadores. Além disso, deve determinar a realização de ações educativas de conscientização dos cidadãos que praticam a pichação, mostrando os malefícios desta prática à sociedade. Desta forma, espera-se coibir essas práticas no município por meio de órgãos de segurança, evitando a degradação dos imóveis de Muriaé.

A Lei aprovada discrimina as campanhas culturas e educativas, além de tornar oficialmente proibidos os atos de pichação em Muriaé, relacionando as punições cabíveis àqueles que efetuarem tais práticas no município.

Idosos ganham espaço no calendário municipal

O projeto de autoria do vereador, Carlos Delfim (PSDB), presidente da Câmara, estabelece a primeira semana do mês de outubro para ser realizada no município anualmente a Semana de Atenção ao Idoso, coincidindo com o dia 1º de outubro, que é o Dia Internacional do Idoso.

O objetivo deste evento será sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger, promover e cuidar da população mais idosa. Para tanto, o projeto prevê uma série de eventos, tais como fóruns de debates, encontros, concursos sobre o tema, atividades sociais e esportivas voltados aos idosos, mutirões de consultas, exames e vacinação desta população, entre outras iniciativas que não só vão contribuir para o fortalecimento da imagem do idoso em nossa sociedade, proporcionando valorização e respeito perante as demais gerações, como também sensibilizará a comunidade no sentido de apresentar novas formas de participação para esta faixa etária.

Além disso, no sentido de valorizar esta população e seus feitos para o Município, o projeto institui a Comenda Melhor Idade que será destinada a instituições e pessoas que se destacam pela promoção do Idoso em Muriaé e/ou a pessoas idosas que já tenham muito contribuído para o desenvolvimento social, econômico e político do município.

Novas nomeações de espaços públicos

Foram apresentados e aprovados esta semana dois projetos de nomeações de espaços públicos.

De autoria da vereadora Miriam Facchini (PSDB), foi denominada de Olavo Nery do Nascimento a Unidade Básica de Saúde do bairro Recanto Verde, localizada na Rua Coqueiro.

Já o vereador David Lacerda (DEM) teve o projeto aprovado que denominou de Rua Alfredo Antônio Amaro o logradouro que recebia a denominação de Rua para Pedestre, localizada na Área 02-B, da quadra D, do bairro Porto Belo.

Fórum Regional do Estado de Minas Gerais em Muriaé

O presidente da Câmara de Vereadores de São Francisco do Glória, Nicolau Pedrosa Mendonça, também esteve presente a reunião de vereadores de Muriaé e fez uso da tribuna para convidar os vereadores locais a apoiar a realização do Fórum Regional de Minas Gerais em Muriaé, uma bandeira que já vem sendo levantada por vários municípios da região.

Segundo o vereador, o Governo de Minas Gerais lançou os Fóruns Regionais este ano para entender melhor quais são as prioridades em todo o Estado. Serão 17 Territórios de Desenvolvimento onde serão instalados os Fóruns, que vão permitir que o governo identifique e possa estabelecer um plano de ação que considere o que realmente é importante para os mineiros.

Muriaé está inserida no Território de Desenvolvimento Mata, que reúne 93 municípios, tendo como principais produtos o leite e o café.

Problemas no trânsito também estiveram na pauta

Além de Antônio de Lima, do Tiro de Guerra 04-016, que agradeceu o apoio dos vereadores na realização de eventos desta organização, Sérgio Erondino, da Pastoral do Trânsito, falou sobre os riscos que vivemos com o trânsito hoje em Muriaé. Ele apresentou importantes dados de acidentes e vítimas e conclamou a sociedade a cobrar mais ações dos organismos públicos e a se envolver mais no combate aos acidentes e, consequentemente, às mortes no trânsito no município.

Também fizeram uso da tribuna, para debater temas tratados na reunião pelos participantes e/ou relacionados aos projetos, os vereadores Dr. José Carlos (PSB), Ademar Camerino (PROS), Devail (PP), Miriam Facchini (PSDB), Evandro Cheiroso (PR), Jair Abreu (PT), Reginaldo Roriz (PSD), Helena Carvalho (PMDB), David Lacerda (DEM), Prof. Júlio Simbra (DEM) e o presidente Carlos Delfim (PSDB).

Entre os presidentes de associações de moradores presentes, estava Norberto Albino e seus companheiros de chapa, eleitos no último final de semana, para presidir a Associação de Moradores do Bairro Santa Terezinha.

Fonte: CMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo