Minas Gerais pode ganhar novo hino



bandeira-de-minas-gerais-arte-wc

A Comissão Especial da Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira (1) um parecer sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 41/2015, de autoria do deputado Isauro Calais. A PEC define a música “Oh Minas Gerais” como hino do Estado. A matéria segue agora para votação no Plenário da Casa.

Segundo o deputado, a Constituição assegura que um concurso promovido pela ALMG escolherá o hino. “Ocorre que esse concurso foi realizado duas vezes e nenhuma composição foi definida. Por isso, o Estado de Minas Gerais, até hoje, não tem um hino oficial que o identifique”, explica o parlamentar.

Antes da Constituição, o Estado adotava como hino extra-oficial o “Hino a Minas”, com letra de João Lúcio Brandão e música do padre João Lehmann. Apesar de nunca ter sido oficializada, no início do século XX, a composição era muito ouvida nas escolas e fazia parte do hinário (livro de hinos) distribuído nos estabelecimentos de ensino.

Porém, por ser mais popular, a música “Oh, Minas Gerais” é sempre lembrada como se fosse o hino oficial. A letra foi feita pelo compositor mineiro José Duduca de Morais, o De Moraes, gravada em 1942.

Fonte: Dep. Isauro Calais



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.