Muriaé poderá ganhar Pólo de Excelência em Piscicultura Ornamental

Guia Muriaé no WhatsApp

Os vereadores de Muriaé vão analisar um projeto de lei que institui o Pólo Municipal de Excelência em Piscicultura Ornamental.

A proposta, de autoria do vereador Ev andro Cheroso (PR), institui o pólo, que tem como objetivo: incentivar a produção e comercialização de peixes ornamentais; promover o desenvolvimento e a divulgação de tecnologias aplicáveis ao cultivo de peixes ornamentais; contribuir para a geração de empregos e para o aumento da renda no meio rural; organizar e fortalecer as estruturas geradoras de expertise de produção e mercado, conhecimento, tecnologias, formação de recursos humanos e prestação de serviços; e criar condições para atrair novos negócios.

Entre as ações governamentais relacionadas ao pólo, estão: promover o desenvolvimento e a divulgação de boas técnicas de manejo aplicáveis ao cultivo dos peixes ornamentais; destinar recursos específicos para a pesquisa, assistência técnica e a extensão rural; contribuir para o fornecimento de assistência técnica aos produtos, sendo essa gratuita para a agricultura familiar; estimular o desenvolvimento de ações de capacitação profissional de técnicos, agricultores e trabalhadores.

A zona da mata mineira responde por cerca de 70% da produção nacional de peixes ornamentais. A atividade movimenta cerca de R$ 2 milhões mensais em oito municípios da região: Muriaé, Barão do Monte Alto, Eugenópolis, Miradouro, Patrocínio do Muriaé, Rosário da Limeira, São Francisco do Glória e Vieiras.

– Infelizmente desde que o Pólo da Zona da Mata foi instituído ele não recebeu repasses e nem auxílio do Governo de Minas, sendo que é de extrema importância o auxílio do governo para a ampliação e valorização do setor no Estado. Em consonância da grandiosidade desta atividade em nosso município, na luta ela atividade em nossa região, que propomos a nível municipal este reconhecimento, bem como alternativas que possam melhorar, fortalecer e viabilizar o apoio necessário ao crescimento da atividade em Muriaé – justifica o vereador.

A proposição ainda aguarda inclusão na ordem do dia para ser apreciada pelos parlamentares.

Fonte: Guia Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo