Muriaé tem novo secretário de Agricultura e diretor do DEMSUR

Guia Muriaé no WhatsApp

A equipe da administração municipal tem dois novos nomes em sua composição desde o dia 1 de outubro. Na Secretaria de Agricultura, o engenheiro agrônomo Francisco Ofeni, o Chiquinho, substituiu o empresário Pascoal Trota; já no Departamento Municipal de Saneamento Urbano (DEMSUR), o técnico contábil e bacharel em Direito Rodrigo Guarçoni assume a direção geral da autarquia no lugar do médico César Bizzo.

“As mudanças têm o objetivo de promover melhorias na realização dos serviços públicos em nossa cidade e nos distritos”, afirma o prefeito Aloysio Aquino. “Agradecemos ao Pascoal Trota e ao César Bizzo pelo trabalho prestado ficamos de braços abertos para recebê-los e atendê-los em tudo o que for possível”, completa.

Conheça, abaixo, o perfil e as primeiras metas dos novos secretários municipais:

Francisco Ofeni – Secretário Municipal de Agricultura

Com experiência de quase 40 anos no meio rural, o engenheiro agrônomo e técnico agropecuário Francisco Ofeni Silva – popularmente conhecido como Chiquinho – assume pela segunda vez a Secretaria Municipal de Agricultura – anteriormente, já havia comandado a pasta entre janeiro de 2005 e agosto de 2009.

Para celebrar o retorno, Chiquinho realizou na manhã de terça-feira (7 de outubro), um café da manhã com a presença dos funcionários da secretaria, a fim de promover a integração entre todos os colaboradores e pedir empenho e dedicação na execução dos serviços públicos. “É importante estarmos todos juntos e focados nos mesmos objetivos para podermos desempenhar um trabalho de qualidade”, afirma.

Nesta nova etapa, o secretário pretende implementar novos programas, além de retomar, ampliar e revitalizar ações que já estiveram ou ainda estão em andamento. Confira:

– Programa de Apoio à Agricultura Familiar e Empresarial: prestação de serviços com maquinários e de assistência técnica especializada nas áreas de bovinocultura de leite e de corte, inseminação artificial de bovinos, cafeicultura, horticultura, piscicultura ornamental, dentre outras, visando o aperfeiçoamento da capacitação dos produtores rurais da região;
– Programa Cesta Cheia da Agricultura Familiar: promover parcerias com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e com empresas privadas para ampliação do programa, visando alcançar o atendimento a mil famílias em vários bairros – atualmente, são 260 famílias contempladas no Aeroporto e José Cirilo;
– Continuação das obras de ampliação da estrada de Belisário: até o momento, 6km do total de 14km já foram ampliados. As obras deverão ser retomadas em abril, logo após o fim do período chuvoso.
– Mapeamento das estradas rurais: otimizar o planejamento das ações de recuperação e conservação das estradas vicinais. O objetivo é que cada setor geográfico do município seja atendida pela patrulha mecanizada da prefeitura de forma integral e mais eficiente.
– Criação do calendário de eventos da agricultura familiar e empresarial: organização de encontros de produtores rurais, dias de campo, palestras e missões técnicas, além de outras ações realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Emater, o Condesc, DEMSUR e empresas privadas.
– Reformulação do Serviço de Inspeção Municipal: ampliação do número de unidades produtoras cadastradas, possibilitando que o consumidor tenha acesso ao maior número possível de produtos da região fabricados dentro das normas de qualidade da vigilância sanitária.
– Readequação da Escola da Família Agrícola: projeto de transformação do local em unidade de produção e capacitação dos produtores rurais da região, em um trabalho desenvolvido através de parcerias firmadas com as secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação, o DEMSUR e com a própria comunidade.
– Apoio ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável: ação com o objetivo de possibilitar a elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.
– Inovações na Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial: formar parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muriaé e Região e com empresas privadas para criação do espaço de exposição de tecnologias em ação, além de promover mais ações voltadas aos produtores.
– Extensão rural e fomento florestal: apoio à Emater e ao Instituto Estadual de Florestas a implementação de ações visando o desenvolvimento do setor agropecuário.

Rodrigo Guarçoni – Diretor do DEMSUR

O novo diretor geral do Departamento Municipal de Saneamento Urbano (DEMSUR) é o técnico contábil e bacharel em Direito Rodrigo Lopes Guarçoni. Ex-vereador e ex-vice-prefeito de Muriaé, ele pretende se valer de sua experiência política para desenvolver uma gestão eficiente e humana frente à autarquia.

“Quando você assume a direção de uma instituição pública, é necessário desenvolver o melhor serviço possível, para que a população fique satisfeita. É uma grande responsabilidade”, afirma Guarçoni. “A sala da direção geral do DEMSUR está desde já aberta aos servidores, aos presidentes de bairro, às lideranças comunitárias e ao público em geral”, completa.

Confira, abaixo, as metas iniciais de trabalho propostas por Rodrigo Guarçoni frente ao DEMSUR:

– Cronograma de limpeza dos bairros através de zoneamento: três equipes de trabalho participarão do rodízio de limpeza urbana nos bairros e distritos de Muriaé, incluindo serviços de capina, varrição e pintura de meio fio. A meta é que as equipes retornem ao mesmo local após aproximadamente 12 dias, mantendo as comunidades sempre limpas e bem cuidadas.
– Retirada da areia acumulada junto aos meios-fios: análise da possibilidade de aquisição de equipamento de sucção para auxiliar os varredores na retirada da areia e de outros resíduos.
– Retirada de entulhos de obras das ruas: criação de equipe especializada para esta finalidade, bem como a fixação de um terreno específico para receber os materiais recolhidos. Também está nos planos a aquisição de um triturador, para que os entulhos retirados possam ser, posteriormente, utilizados na conservação das estradas rurais.
– Retorno do bota-fora nos bairros: estipular datas para que os moradores possam colocar para fora de casa os materiais e objetos que não tenham mais utilidade em seus lares, realizando o recolhimento desses itens e dando destinação legal e adequada a eles.
– Conscientização da população: promover campanhas que busquem conscientizar os cidadãos sobre a necessidade de cada um fazer a sua parte para que a cidade possa permanecer sempre limpa.
– Melhoria do abastecimento de água: busca de recursos financeiros para readequar o sistema de abastecimento de água no município, garantindo um fornecimento eficiente para toda a cidade pelos próximos 30 anos.
– Ampliação do sistema de tratamento de esgoto: construção de novas estações de tratamento, incluindo a estação principal, permitindo que a rede de esgoto seja totalmente tratada antes de cair no rio Muriaé.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo