Projeto institui o Programa Jovem Aprendiz em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

A Câmara Municipal de Muriaé recebeu um projeto de lei que institui o Programa Jovem Aprendiz no município.

O projeto, de autoria do vereador Ademar Camerino, autoriza a implantação do programa, no âmbito do município, através de entidades sem fins lucrativos, previamente inscritos no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

O Programa Jovem Aprendiz tem como objetivo: proporcionar aos aprendizes inscritos formação técnico-profissional, que possibilite oportunidade de ingresso no mercado de trabalho; ofertar aos aprendizes condições favoráveis para exercer a aprendizagem profissional e formação pessoal; estimular a inserção, reinserção e manutenção dos aprendizes no sistema educacional, a fim de garantir seu processo de escolarização; oportunizar ao aprendiz a contribuição no orçamento familiar; e garantir meios que possibilitem ao aprendiz a efetivação do exercício da cidadania.

De acordo com a proposta, o programa será dirigido a adolescentes e jovens com idades entre 14 (catorze) e 19 (dezenove) anos, residentes em Muriaé, oriundos de famílias com renda per capita de até meio salário mínimo, que estejam cursando ou tenham concluído a educação básica e que não tenham qualquer tipo de vínculo empregatício ou de prestação de serviço formal.

As aulas teóricas do programa de aprendizagem irão correr em ambiente físico adequado ao ensino e como meios didáticos apropriados. Consistirá na preparação do jovem, através da abordagem dos seguintes aspectos: inclusão digital; noções gerais de rotina de trabalho; apoio à elevação da escolaridade, proporcionando reforço em gramática, redação e leitura, conhecimentos gerais, matemática básica e filosofia; cidadania, ética e valores humanos, oferecendo atividades que alcancem as questões relacionadas à saúde, relações interpessoais, educação socioambiental, protagonismo juvenil e projeto de vida.

A proposição foi protocolada e aguarda inclusão na ordem do dia.

Fonte: Guia Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo