Projeto propõe troca de lixo reciclável por desconto na conta de água em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

A vereadora Helena Carvalho (PMDB) protocolou um projeto de lei na Câmara Municipal de Muriaé que cria o Programa Conta Cidadã.

A proposta estabelece um desconto na conta de água e esgoto através de créditos financeiros pela troca de lixo reciclável, visando a destinação organizada da coleta de resíduos sólidos à indústria de reciclagem. De acordo com a proposição, poderão participar do programa todos contribuintes residências. Já empresas e comércios poderão converter seus bônus em benefício de instituições filantrópicas.

O programa tem como objetivo: contribuir para a economia financeira no sistema de recolhimento de lixo e resíduos no município; contribuir com a limpeza e higiene na cidade; contribuir para a preservação do meio ambiente; contribuir para a limpeza dos rios e para o sistema de tratamento de esgoto; promover a educação e conscientização ambiental; geração de emprego e renda pela comercialização dos recicláveis; e fortalecimento da associação de catadores de lixo.

De acordo com o projeto, a adesão ao programa se dará através de cadastro no posto de coleta, através de apresentação de uma conta de água e esgoto e assinando o Termo de Adesão. O cliente receberá o cartão “Conta Cidadão” que deverá ser apresentado sempre que for entregar os materiais que devem estar limpos e secos. O Valor do desconto depende da quantidade e do tipo do material.

– Nossa proposta foi inspirada nos moldes do programa implantando pela Energisa e que teve grande êxito em Muriaé, fato que inclusive facilita a implantação da proposta pelo DEMSUR e a adesão da comunidade. A execução do projeto gera despesas mínimas e após seu funcionamento pode, apesar do desconto ofertado nas contas, gerar lucro a autarquia, não só pelo valor do material reciclável, mas também pela economia no sistema de coleta de lixo e limpeza do município – justifica a vereadora.

O projeto aguarda inclusão na ordem do dia para ser apreciado pelos parlamentares.

Fonte: Guia Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo