Servidores municipais debatem Lei de Acesso à Informação



A Lei de Acesso à Informação foi o tema da reunião realizada entre servidores dos setores de atendimento da Prefeitura, ontem à tarde, no Centro Administrativo. Durante o encontro, o secretário municipal de Administração explicou os procedimentos e etapas para o cumprimento da lei federal 12.527/11, em vigor desde o último dia 16 de maio.

Inicialmente, para requerer informações na Prefeitura de Muriaé, os solicitantes devem dirigir-se ao setor de protocolo, que funciona em local anexo ao de cadastro imobiliário, no térreo do Centro Administrativo. Vale lembrar que, para registrar a solicitação, é necessário apresentar cópia de documento de identidade e CPF, além de indicar, no ato da protocolização, se deseja receber a resposta por e-mail, pelos correios ou se prefere retirá-la pessoalmente, no tempo hábil indicado.

Segundo Edmar, a solicitação da informação é gratuita, salvo em caso de reprodução de documentos, em que poderá ser cobrado o valor necessário ao ressarcimento do custo dos serviços e materiais utilizados. “Pode-se requisitar gratuitamente a cópia de uma lei cujo texto ocupe centenas de páginas, por exemplo, mas, para obtê-la, será preciso que o solicitante pague pelo que foi gasto”, explica.

Os valores ainda não foram definidos. Eles serão fixados pela comissão especial de servidores que está sendo formada para regulamentar a plena implantação da Lei de Acesso á Informação no município. Entre outras questões específicas da legislação, o grupo deverá coordenar a criação do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), onde os cidadãos terão atendimento exclusivo em relação ao registro e acompanhamento dos requerimentos. “Também será analisada a implantação de um SIC online no website da Prefeitura”, acrescenta Edmar.

A lei federal 12.527/11 define, entre outros pontos, que qualquer cidadão é livre para requerer o acesso a informações junto a órgãos da administração pública; estes, por sua vez, têm prazo de até 20 dias, prorrogáveis por mais 10, para fornecerem as respostas. Confira a íntegra da lei clicando aqui.

Fonte: Prefeitura Municipal

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.