Aumento da criminalidade em Muriaé e em Viçosa preocupa comando da 4ª RPM

Guia Muriaé no WhatsApp

Nessa quarta-feira (19), o comando da 4ª Região da Polícia Militar (RPM) apresentou o balanço dos registros de crimes violentos no primeiro semestre de 2017 da área em que atua – 86 municípios da zona da mata.

Segundo reportagem do G1, o comandante da 4ª RPM, coronel Alexandre Nocelli, afirmou durante coletiva que na maioria dos casos houve queda dos registros. As exceções são os casos de roubo a ônibus, furtos de carros e estupro de vulnerável, especialmente em Juiz de Fora. O aumento da criminalidade em Muriaé e em Viçosa também foi detectado e que terá resposta da PM. “Preocupam a gente os furtos. Em ordem geral estamos conseguindo aproximar em relação ao ano passado, embora o roubo tenha caído muito. Algumas ações já estão direcionadas, inclusive de inteligência. Presença de carros clonados na cidade, alguma quadrilha já monitorada. A questão do estupro nos preocupa em relação à gravidade do crime. Estas modalidades que estão em aumento são objeto de análise para tentar diminuir”, disse.

Outro ponto que chamou a atenção na análise das ocorrências é o uso de violência pelos infratores. “A questão da violência no crime tem preocupado muito, fruto de uma série de fatores no país todo. Eles têm sido mais violentos ao cometer o crime. Muitas vezes os infratores estão muito muitos nervosos, às vezes é um dependente químico que está sob efeito de drogas e vai praticar um roubo. A gente sabe que é difícil manter a calma em um momento destes, mas deve demonstrar que não quer reagir, entregue dinheiro porque a vida é mais importante. Mas observe detalhes, algum traço característico para que a gente possa chegar à prisão do autor”, orientou.

Crimes violentos em Muriaé, Viçosa e cidades menores

Sem citar números, o comandante da 4ª RPM destacou como prioridades ações em Muriaé e Viçosa. “A questão nestas cidades nos preocupa, a gente tem feito um trabalho direcionado, inclusive com tropa especializada na cidade, com vista a contribuir para a diminuição dos números na região”, afirmou.

O coronel Nocelli confirmou que muitos dos crimes violentos nas duas cidades é consequência do tráfico de drogas, uma das prioridades no combate na área da 4ª RPM. “O tráfico fomenta alguns crimes, não só o crime de homicídio. Muitas vezes pessoas que são dependentes que, na busca de ter a droga, vão praticar crimes. A gente tem combatido de maneira sistemática e agressiva porque o tráfico de drogas é o ponto de convergência no aumento dos casos de homicídio e roubo”, ressaltou.

Ele ainda destacou que esta mesma situação se repete em cidades menores da área do 4ª RPM e disse como lidar com esta realidade e com a escalada da criminalidade nestas áreas. “Polícia no mundo inteiro o problema é efetivo e logística. Uma questão fundamental na atividade da polícia é ter inteligência nas ações e planejar o empenho. A interiorização do crime é uma realidade e nos preocupa. Nós temos uma ideia de consórcio entre frações. Nas cidades menores uma fração apoia a outra, formando grupos táticos para garantir supremacia em relação aos delitos que consideramos mais violentos. Estamos fazendo o trabalho de identificação destes autores para tentar prendê-los antes que eles ajam”, concluiu.

PM apresenta balanço de crimes violentos no 1º semestre na Zona da Mata

Fonte: G1

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo