Muriaé é uma das primeiras cidades do estado a receber o projeto Plantão Virtual

Guia Muriaé no WhatsApp

A implantação do Plantão Virtual vai reduzir em até 90% os deslocamentos de policiais militares de um município a outro para registrar ocorrências em delegacias onde funcionam plantões regionalizados.

As quatro primeiras cidades a receber o projeto Plantão Virtual são Ubá e Muriaé, na Zona da Mata, e Governador Valadares e Guanhães (ambas no Rio Doce). “O Plantão Virtual é irreversível”, afirmou o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz. Ele acrescentou que a meta é expandir gradualmente o projeto, chegando a 54 regionais e alcançando todo o Estado até 2015. Ainda de acordo com Ferraz, a implantação do Plantão Virtual permite que apenas de 10% a 15% das ocorrências precisem realmente do deslocamento dos policiais até a delegacia.

O secretário informou também que, no próximo dia 5 de junho, haverá uma reunião na Cidade Administrativa para discutir o aperfeiçoamento do Plantão Virtual, com a presença da Comissão de Segurança Pública, que já confirmou presença. “Faremos a reunião para levantar deficiências e apontar pontos positivos do plantão virtual. Não falta recurso. É ajuste de gestão. O custo-benefício do projeto é muito positivo”, completou.

Uma resolução do último 31 março instituiu a prática do uso de videoconferências, por meio de ferramentas como o Skype, em todo o Estado. As polícias têm 60 dias (até o final de maio) para se adequarem à resolução, cujo objetivo é tornar o trabalho das polícias mais eficaz, diminuir o tempo das ocorrências e economizar recursos públicos. Além disso, vai proporcionar mais segurança para os policiais militares que, hoje, precisam se deslocar para outras localidades, principalmente aqueles que estão lotados em municípios que não têm Delegacias de Plantão entre 18h30 e 8h30.

A resolução do Plantão Virtual envolve a Secretaria de Estado de Defesa Social, o Tribunal de Justiça, a Defensoria Pública, as Polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros. Desde a implantação desse plantão, os policiais militares que atendem a uma ocorrência preenchem o Registro de Eventos de Defesa Social (Reds) e fazem contato com a delegacia de plantão mais próxima, por meio de videoconferência, para definir os próximos passos da ocorrência.

O Plantão Virtual utiliza telefone e programas como o Skype, que permitem ao delegado interrogar a distância acusados, vítimas e testemunhas. A partir dessa comunicação, já é feito o preenchimento do relatório, sem necessidade de presença física do policial militar.

Fonte: ALMG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo